UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Um ano de resistência da Ocupação Carlos Marighella, um ano do povo pobre sendo ignorado por quem está no poder

Beatriz Faria
Salvador-BA

Em Junho de 2021 nasceu uma das 23 ocupações do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e
Favelas realizadas durante a pandemia. Há pouco mais de um ano atrás o MLB da Bahia ocupou um prédio abandonado há mais de 12 anos pela Embasa e pelo governo do estado, um prédio localizado no centro histórico de Salvador, mais especificamente no segundo metro quadrado mais caro da cidade. A gestão do DEM, protagonizada pelas figuras de Bruno Reis e ACM Neto, construíram um projeto de “modernização” do Centro, modernização essa que tem como objetivo intensificar a gentrificação, expulsando a população preta e pobre do centro da cidade, e garamtir que o setor da especulação imobiliária lucre cada vez mais, o nome desse projeto é Salvador 360 e o Prédio da Ocupação Carlos Marighella se encontra bem no centro deste. Eles querem transformar o prédio em mais um hotel de luxo, querem garantir que a população que nasceu e foi criada no centro vá para as periferias, querem que essas pessoas sejam alienadas do centro histórico, indo para lá apenas para trabalhar, mas nunca para se divertir.

Foto: Isabella Tanajura / Jornal A Verdade

Com a prorrogação da ADPF 828, mantendo a decisão de despejos suspensa até o dia 31 de Outubro, aliado com o julgamento do processo que está em trânsito na justiça sendo marcado para o dia 05/07, um mês após o aniversário da Ocupação, o MLB decidiu, junto as 290 famílias cadastradas, organizar um ato em defesa da moradia e pela Reforma Urbana. O ato ocorreu no final do dia e foi da Ocupação em direção ao lançamento das pré-candidaturas da UP na Bahia, que ocorreu no mesmo dia na Casa de Referência da Mulher Preta Zeferina. Importantes lideranças acompanharam o ato e expressaram a necessidade de lutar e resistir. Entre essas pessoas estavam: Eslane Paixão, pré-candidata a Deputada Federal, Jalicia Muricy, Pré- candidata a Deputada Estadual, ambas pela Unidade Popular. Hilton Coelho (Deputado Estadual pelo PSOL), Giovanni Damico (Pré-candidato ao Governo pelo PCB), o mandato da vereadora Maria Marighella (PT), entre outros movimentos por moradia que atuam no centro.

Foto: Isabella Tanajura / Jornal A Verdade

Uma liderança muito importante que esteve presente no ato foi o Pré-candidato à Presidência da República pela Unidade Popular, Leonardo Péricles. Em uma de suas falas ele demonstrou a importância de acreditar na luta e continuar resistindo para alcançar uma nova sociedade fundada do poder popular: “Aqui nós estamos vendo um movimento popular, o MLB, o povo pobre das periferias fazendo a reforma urbana, na marra e na luta, ocupando todos os espaços! […] Não é só sair construindo moradia por ai é, primeiro, enfrentar a especulação imobiliária e aproveitar o que tá pronto!”.

Foto: Isabella Tanajura / Jornal A Verdade

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes