UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Lula é eleito com maior votação da história

Ex-presidente vai cumprir um inédito terceiro mandato.

Rafael Freire, da Redação


BRASIL – Neste domingo (30), mais de 124 milhões de eleitores compareceram às urnas para o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. Lula (PT) foi eleito presidente da República com mais de 60 milhões de votos e vai cumprir seu terceiro mandato a partir de 1º de janeiro de 2023. Esta é a maior votação de um candidato à Presidência na história do país e a primeira vez que o presidente em exercício perde a tentativa de reeleição.

Em relação ao primeiro turno, houve um aumento de mais de 570 mil votantes, totalizando um índice de 79,4% de comparecimento, maior do que no primeiro turno (outro fato inédito), demonstrando o grande desejo do povo brasileiro em decidir os rumos da nação.

Sabendo disso, o candidato derrotado Jair Bolsonaro (que, até 31 de dezembro, ainda ocupa o posto de presidente) articulou, de dentro do Palácio da Alvorada, uma operação ilegal da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para tentar impedir eleitores, especialmente os nordestinos, de chegarem aos locais de votação. Foram 560 barreiras, metade delas no Nordeste.

Este plano golpista já havia sido descoberto no sábado, véspera da votação, motivo pelo qual o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou que a PRF não realizasse qualquer ação deste tipo. A decisão foi flagrantemente descumprida pelo diretor-geral da corporação, Silvinei Vasques, apoiador declarado do candidato fascista, em mais um capítulo recente de ação miliciana da PRF, como no caso do assassinato de Genivaldo de Jesus, em Sergipe.

A região Nordeste possui 27% dos eleitores brasileiros e, como se sabe, sempre demonstrou maior rejeição às políticas do governo genocida de Bolsonaro. No primeiro turno, Lula obteve 77% dos votos da região e, agora, 69%. No total, o candidato do PT recebeu 22 milhões e 532 mil votos no Nordeste.

Já no Sudeste, Lula obteve sua maior votação em números absolutos: 22 milhões e 793 mil votos. Dos 3 milhões de votos a mais que conquistou entre o primeiro e o segundo turno, 1,75 milhão vieram do Sudeste, sendo este crescimento também decisivo para o resultado final.

Em seu discurso na festa da vitória, na Av. Paulista, em São Paulo, Lula enfatizou:

“O povo brasileiro mostrou hoje que deseja mais do que exercer o direito sagrado de escolher quem vai governar a sua vida. Ele quer participar ativamente das decisões do governo. O povo brasileiro mostrou hoje que deseja mais do que o direito de apenas protestar que está com fome, que não há emprego, que o seu salário é insuficiente para viver com dignidade, que não tem acesso a saúde e educação, que lhe falta um teto para viver e criar seus filhos em segurança, que não há nenhuma perspectiva de futuro.”

Leo Péricles, da UP, faz pronunciamento

Ainda na noite de domingo, Leonardo Péricles, presidente nacional da Unidade Popular (UP), fez pronunciamento no YouTube pelos canais da UP e do jornal A Verdade. Já na abertura, Leo afirmou: “Manifestamos nossa imensa alegria pela derrota do governo da fome, da miséria, do desemprego, da corrupção. A vitória de Lula é uma vitória do povo brasileiro, das lutas populares, contra o fascismo. Quero saudar a todos que estiveram nas ruas pelo Fora Bolsonaro, nas greves, nas ocupações, que não deixaram de acontecer mesmo debaixo de um governo genocida”. E completou: “O povo derrotou nas manifestações de rua as várias tentativas de golpe dos fascistas ao longo do governo”.

Leo ainda lembrou o mega esquema de compra de votos promovido pelo governo e sua base parlamentar (Centrão), por meio do chamado “orçamento secreto”. Para finalizar, chamou a atenção de que Bolsonaro ainda é o presidente da República até 31 de dezembro e que é necessário “permanecer mobilizados porque a luta de classes continua e devemos transformar todo este grande movimento que impôs uma derrota eleitoral ao fascismo num grande movimento popular antifascista”.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes