UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 19 de março de 2024

Congresso Nacional Sindical dos Enfermeiros elege nova diretoria da Federação

Leia também

Redação PE


TRABALHADORES UNIDOS – Nos últimos dias 09 e 10 de novembro, ocorreu o 12º Congresso Nacional Sindical dos Enfermeiros e Enfermeiras (Conse), em Brasília, organizado pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE). O Congresso teve como tema “Autonomia profissional, universalização dos processos e realidade da assistência” e debateu as principais pautas da categoria, como o piso salarial nacional, a jornada de 30h semanais e as condições de trabalho em todo o país.

Pernambuco participou com uma delegação de 10 enfermeiros e enfermeiras, eleitos em assembleia realizada pelo Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE), entre diretores da entidade e profissionais da base. A abertura contou com a participação da Internacional de Serviços Públicos (ISP), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).

Em todo o Congresso foi reforçada a necessidade de ampliar o trabalho de base e a formação política da categoria, principais pilares da organização sindical. Também foi discutido e aprovado o plano de lutas do próximo triênio.

O Congresso serviu também para a realização da eleição da diretoria da FNE, gestão 2022-2025. Com chapa única, a eleição foi por aclamação e contou com uma composição plural, englobando diversos sindicatos de todas as regiões do país.

Ludmila Outtes, presidente do SEEPE e integrante da Coordenação Nacional do Movimento Luta de Classes, foi eleita diretora de políticas de saúde. “Estamos num momento impar da categoria, com mobilizações crescentes e aumento da organização e luta. Para mim é muito importante integrar a nova direção da Federação, que guiará a mobilização nacional em prol de avanços para a enfermagem e toda a classe trabalhadora”, declarou.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos