UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

MLB realiza plenária nacional virtual

MLB realizou uma plenária nacional de apresentação do movimento, reunindo pessoas de todas as regiões do Brasil para discutir a luta pelo direito humano de morar dignamente.

Adrian Santos | Rio de Janeiro*


BRASIL – Nesta segunda-feira (2), o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizou uma plenária nacional de apresentação da organização em plataforma virtual, reunindo mais de 70 pessoas de todas as regiões do Brasil para discutir a luta pela reforma urbana e o socialismo. 

Além da apresentação das principais bandeiras de luta do Movimento, na apresentação inicial a companheira Poliana Souza Coordenadora Nacional do MLB destacou a importância da organização para enfrentarmos os fascistas de plantão. Esses, ainda buscam implementar uma ditadura militar visando perseguir movimentos sociais e partidos de esquerda. 

Foram abordadas as diversas ocupações realizadas pelo movimento durante a pandemia, que garantiu teto para diversas famílias que não possuíam moradia digna, mostrando que enquanto morar dignamente for um privilégio, ocupar é um dever. 

Além disso, Poliana também destacou a que a vitória dessas diversas ocupações é fruto do crescimento e articulação com a sociedade que o MLB teve nos últimos anos. As ocupações estão na linha de frente contra a ação predatória da especulação fundiária e imobiliária dos ricos, portanto, são uma importante bandeira do movimento.

Mais de 270 pessoas preencheram o formulário para construir o MLB nos estados. É importante destacar a diversidade do público da plenária, que contou com a presença de estudantes de arquitetura e urbanismo, advogados, trabalhadores em situação de desemprego, arquitetos, economistas e também com a presença de diversas companheiras que coordenam as ocupações do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas nos estados.

A luta pelo direito à cidade e pelo socialismo cresce em todas as regiões do país e o MLB cada vez mais se lança ao desafio de ser o organizador daqueles e daquelas que querem se organizar para essa luta. É preciso garantir condições dignas de vida para toda a população trabalhadora, realizar uma profunda reforma urbana e aproximar cada vez mais pessoas para lutar pelo direito humano de morar dignamente.

*Adrian Santos é Coordenador Estadual do MLB no Rio de Janeiro

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes