Confira a convocatória ao 2º Congresso Nacional do Movimento Luta de Classes, que ocorrerá entre 18 e 20 de agosto, em São Paulo.
Coordenação Nacional do Movimento Luta de Classes
TRABALHADORES UNIDOS – O Movimento Luta de Classes (MLC) é uma corrente sindical classista e revolucionária que resgata a luta e a história do movimento sindical no país, atuando junto às trabalhadoras e trabalhadores, servidoras e servidores públicos, autônomas e autônomos, desempregadas e desempregados. Criado no ano de 2005, a partir da união dos movimentos A Verdade Operária, que organizava operários da construção civil, têxtil e calçados, trabalhadores da limpeza urbana e comércio, com atuação nos Estados de Pernambuco e Paraíba, e do Movimento Luta de Classes, que atuava entre os metalúrgicos e servidores públicos estaduais e federais no Estado do Rio de Janeiro, resultou na formação de um movimento de caráter nacional.
Desde então, passados 18 anos da sua fundação, o MLC ampliou sua presença e participação no conjunto do movimento sindical no país e hoje tem atuação em 21 estados, estando presente em diversas lutas e passando a ocupar espaços e sindicatos, federações, confederações e oposições sindicais. Com centenas de militantes atuando nas mais diversas categorias profissionais, realizamos e participamos de greves, paralisações e da mobilização classista diária contra os ataques aos direitos dos trabalhadores, a partir de reivindicações básicas e imediatas, como melhoria nos salários e condições de trabalho, previdência e direitos sociais. Praticando a solidariedade de classe, atuamos em defesa da unidade dos trabalhadores e pelo desenvolvimento da consciência proletária, tanto na luta prática quanto teórica, contra os patrões e os governos capitalistas.
O MLC se organiza por categorias profissionais, nas bases municipais, estaduais e nacionais. A partir de núcleos nos municípios, comissões e coordenações nos estados e nacionalmente, nos organizamos para debater temas centrais das lutas e da formação política da classe trabalhadora, bem como as campanhas salariais, mobilizações, greves e atuação nas federações e confederações sindicais.
Em cada categoria, tendo ou não a presença de militantes compondo a diretoria do sindicato, organizamos núcleos do MLC para avaliar e contribuir com o desenvolvimento das atividades e lutas a serem travadas pela categoria, sempre defendendo a unidade da classe trabalhadora para avançar na defesa de um movimento sindical combativo e no projeto socialista.
Desta forma, a Coordenação Nacional do Movimento Luta de Classes convoca companheiras e companheiros que constroem o movimento a participarem o 2º Congresso Nacional do MLC, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto em São Paulo.
Serão realizados Congressos estaduais e regionais do movimento, desenvolvendo o debate central da classe trabalhadora brasileira no momento, que é a derrota do fascismo. Lançaremos, no mês de abril, o Caderno de Formação do MLC, com textos de grande importância para compreendermos a necessidade da radicalização e do fim da conciliação de classes, tão presente no movimento sindical. Os lutadores e lutadoras que ainda não conhecem o MLC podem entrar em contato com o movimento no seu estado para participar das discussões e contribuir com as resoluções desse Congresso.
É dessa forma, promovendo encontros, congressos, plenárias regionais e nacionais que o Movimento Luta de Classes tem crescido na sua organização rumo à construção de uma corrente sindical classista e revolucionária, no firme combate em defesa do socialismo científico e da revolução proletária.
Publicado na edição impressa nº 268 do Jornal A Verdade.