UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Ameaças marcam a eleição no 59º CONUNE

Leia também

É cada vez mais evidente a ligação direta entre a ideologia fascista e o aumento das ameaças e ataques às escolas e universidades, como podemos comprovar observando os desenhos de suásticas nas paredes dos banheiros da UNIAESO.

Hilsten Castro | Recife


JUVENTUDE – Em plena campanha de eleição dos delegados e delegadas para o 59° Congresso da União Nacional dos Estudantes (59º CONUNE), na UNIAESO – Barros Melo, no município de Olinda em Pernambuco, recebemos por parte dos estudantes denúncias de que um grupo de alunos estariam organizando um atentando na universidade.

Foram encontradas mensagens em tom de ameaça, deixadas em bilhetes e escritas nas paredes dos banheiros, mensagens racistas, com misoginia, homofobia e gordofobia, como é de praxe do discurso da extrema direita. A extrema-direita ou fascismo, em todas as suas orientações, sempre pregou a morte das pessoas. Fossem judeus, comunistas, LGBTs, negros, mulheres, o ódio a algum grupo social explorado é uma das características das ideias fascistas.

É cada vez mais evidente a ligação direta entre a ideologia fascista e o aumento das ameaças e ataques às escolas e universidades, como podemos comprovar observando os desenhos de suásticas nas paredes dos banheiros da UNIAESO. Os estudantes relataram que já fizeram a denúncia a direção da Universidade, mas nenhuma providência foi tomada, deixando para o corpo discente a sensação de insegurança e que a direção estaria tentando abafar o caso.

Precisamos que a direção da UNIAESO – Barros Melo tome uma providência quanto ao ocorrido, procurando garantir a segurança dos estudantes que frequentam a universidade diariamente e fazendo uma rigorosa investigação para encontrar os responsáveis e tomar as medidas cabíveis!

Dois dias após a publicação dessa denúncia nas redes sociais e depois de tentar contato com a universidade, ainda não houve nenhum pronunciamento, tampouco tomada alguma providência. Não podemos aceitar esse tipo de situação nas faculdades, escolas e universidades do nosso estado, nem em qualquer outro lugar, precisamos de ambientes seguros, que promovam a formação dos estudantes e a produção de ensino, pesquisa e extensão.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos