UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Filme retrata luta pela água

Esse trabalho busca apresentar o lado humano e transformador da luta pela terra no Brasil, mostrando como a agricultura familiar pode ser protagonista na construção de um modelo de desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

Redação de Petrolina-PE


LUTA POPULAR – No dia 15 de junho foi lançado o filme “Assentamento Terra da Liberdade – falta água nesse chão?”, na reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O assentamento fica localizado na BR 407, na zona rural, a 18 km do centro de Petrolina. O filme mostra as dificuldades enfrentadas pelos agricultores para conseguir a desapropriação das terras, além do processo de organização e mobilização das famílias em busca do seu direito à água, lutando para conseguir liberação de uso do canal de irrigação que passa a 100 metros de suas terras, para trabalharem e proverem o sustento de suas famílias, através da produção e comercialização de alimentos orgânicos.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), responsável pelos canais de irrigação vindos do rio São Francisco, até hoje continua negando esse direito básico a essas famílias. Segundo Idenildo Damião, presidente da associação de moradores do assentamento, “já tem projeto lá desde 2010 na Codevasf, foram entregues vários ofícios, já veio carta da presidente Dilma pedindo pra irrigar aqui, o ministro da integração na época liberou, fez um empenho de 850 mil pra iniciar os trabalhos e a CODEVASF nunca diz nada, só diz não, eu não sei o que tá acontecendo”, afirma.

Lançamento de Filme
Lançamento do filme na reitoria da UNIVASF. Foto: Bruno de Melo

Com muito esforço e ajuda de parceiros, como a própria UNIVASF, as famílias mantém uma horta comunitária no assentamento, produzindo alface, couve, coentro, tomate, macaxeira, batata, batata doce, mamão, tomate, cebolinha, abacaxi, etc., abastecendo algumas feiras na cidade. O lançamento do documentário faz parte da celebração de um ano da Feira de Orgânicos da UNIVASF, organizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que acontece todas as quintas-feiras na reitoria, abastecida pelas famílias do assentamento Terra da Liberdade.

Segundo a diretora da Dacc, professora Flora Assumpção, “a feira tem tido um impacto positivo, tanto para os comerciantes quanto para os clientes, gerando renda para os agricultores, bem como para os clientes que já têm consciência da importância da agricultura orgânica e de alimentos que não nos adoecem nem ao planeta”. Para Bruno de Melo, diretor do documentário, “a luta dessas famílias inspira gerações a enfrentarem as dificuldades da vida com trabalho e persistência; é isso que faz o assentamento estabelecer parcerias, sensibilizando a sociedade de que eles têm o direito à terra e à água”.

Para Isabela Barbosa, professora do curso de Artes Visuais da UNIVASF, que fez parte da equipe de filmagens como diretora de produção, “esse trabalho busca apresentar o lado humano e transformador da luta pela terra no Brasil, mostrando como a agricultura familiar pode ser protagonista na construção de um modelo de desenvolvimento mais inclusivo e sustentável”. A direção de fotografia ficou sob a responsabilidade da professora Havane Melo, também do colegiado de Artes Visuais, especialista nas linguagens da fotografia, design gráfico e vídeo.

Com imagens e falas emocionantes, o documentário revela uma história de transformação, através da conquista da terra. Desde a produção de alimentos para subsistência até a criação da horta comunitária, essas famílias demonstram como a terra trouxe autonomia e dignidade para a comunidade. Além do lançamento, também houve uma exibição no dia 6 de julho, em uma praça do bairro Tabuleiro, zona rural de Juazeiro-BA, para alunos da Escola Estadual Agostinho Muniz.

O filme e o making of estão disponíveis no canal Havane Melo no Youtube ou pelo link https://www.youtube.com/watch?v=hos6vMYz4cI.

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes