UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 16 de abril de 2024

Jornal A Verdade é tema de TCC na UEPB

O TCC consiste em um livro-reportagem intitulado A Verdade: o jornal construído para a classe trabalhadora, escrito por Nayara Cordeiro de Arruda e teve orientação da Prof.ª Dr.ª Ada Kesea Guedes Bezerra . Ele objetiva mostrar a importância do jornal para a organização dos trabalhadores e das pessoas mais oprimidas e excluídas da sociedade brasileira.

Redação PB


A estudante de Jornalismo Nayara Cordeiro de Arruda apresentou, no último dia 27 de junho, seu trabalho de conclusão de curso (TCC) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. Nayara, que é também militante da União da Juventude Rebelião (UJR), decidiu aproveitar todo o acúmulo técnico e político adquirido no decorrer de sua formação acadêmica para produzir uma análise do desenvolvimento do jornal A Verdade ao longo dos seus 23 anos de existência, marcados pela defesa coerente da libertação da classe trabalhadora do jugo do sistema capitalista, ou seja, na luta pelo socialismo.

O TCC, que consiste em um livro-reportagem intitulado A Verdade: o jornal construído para a classe trabalhadora, teve orientação da Prof.ª Dr.ª Ada Kesea Guedes Bezerra e objetiva mostrar a importância do jornal para a organização dos trabalhadores e das pessoas mais oprimidas e excluídas da sociedade brasileira. Para tanto, Nayara realizou um trabalho jornalístico que resultou em um livro de 70 páginas, dividido em dez capítulos, que contam a história do jornal por meio de pesquisa documental e de entrevistas com Luiz Falcão (diretor de redação) e Rafael Freire (editor responsável).

Segundo Nayara, sempre esteve claro, para ela, que seu TCC seria relacionado tanto com sua luta enquanto estudante de Jornalismo quanto com sua luta pelo avanço do socialismo em nosso país. “Quando eu conheci o jornal A Verdade, lá em 2019, essa possibilidade se abriu para mim. O nosso livro (sempre digo que o livro não é meu – é um livro do Partido) conta a história do jornal, falando das dificuldades, mas também da firmeza ideológica na defesa do marxismo-leninismo. É um livro para apresentar o jornal a novas pessoas, para mostrar que há uma alternativa, que existe, sim, um jornal que pauta a luta da classe trabalhadora. Nossas matérias são feitas para o povo, que não é pautado pela grande mídia. Então foi uma honra construir este trabalho, de forma coletiva, com cada camarada do Partido que ajudou, que se somou”, disse.

A companheira sempre foi uma grande entusiasta do jornal, sendo comum ela realizar brigadas de venda passando nas salas de aula da UEPB, nas turmas de Jornalismo e outros cursos. Todos já a conheciam na universidade como a vendedora de A Verdade, prática que deve servir de exemplo na propaganda e divulgação do nosso jornal.

Nayara apresentou seu TCC com a presença da militância, amigos e familiares e, ao final, foi aprovada e poderá registrar e disponibilizar esse importante trabalho revolucionário que servirá como farol para um jornalismo sério, independente, classista e revolucionário.

Matéria publicada na edição nº 274 do Jornal A Verdade.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes