A União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina realizou um encontro com grêmios estudantis e estudantes de diversas escolas do município.
Alysson Monteiro
No último dia 29 de julho, a União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (Uesp) realizou um encontro com grêmios estudantis e estudantes de diversas escolas do município. Também contou com a participação de representantes da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe) e da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet). Durante o encontro, um mini documentário sobre a relevância e a luta da Uesp foi exibido. A partir da exibição, foi discutida a importância da organização dos grêmios estudantis e como esse processo é feito. Além disso, houve discussões acerca do envolvimento dos estudantes na luta contra o novo arcabouço fiscal, que prevê o congelamento da verba para a educação.
De acordo com a Secretária Geral da Uesp, Amanda Emily, “o encontro representou um momento significativo para o movimento estudantil no município de Petrolina. Nele, pudemos testemunhar a força e o engajamento dos estudantes em prol de uma educação de qualidade e da garantia de direitos, como o passe livre estudantil, que já foi conquistado por estudantes em diversos locais do país.”
Ana Vitória, diretora regional de Pernambuco da Fenet, ressaltou a significância do recente encontro para fortalecer as relações entre entidades e grêmios estudantis. Ela enfatizou que a participação dos estudantes tanto na Uesp quanto na Fenet desempenha um papel crucial na busca por uma educação de qualidade, tanto a nível municipal quanto nacional.
Ao encerramento da atividade, foi anunciado o 18° Congresso da Uesp, marcado para o dia 23 de agosto, no IF Sertão. Durante o congresso, serão debatidos temas relacionados ao movimento estudantil e à promoção de uma educação pública, gratuita e de qualidade tanto para o município quanto para o sertão pernambucano. Além disso, uma nova diretoria será eleita para liderar a entidade pelos próximos dois anos.
Agora, a principal atividade da juventude em Petrolina e no sertão é colocar em prática o que foi discutido durante o encontro e formar mais grêmios estudantis para construírem a luta dos estudantes em suas escolas. Dessa forma, será possível organizar uma grandiosa delegação rumo ao 18º Congresso da Uesp.