UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Convocatória para a 3ª Jornada Nacional de Trabalho Voluntário da UJR “Seremos como Che!”

Camaradas, a Coordenação Nacional da União da Juventude Rebelião (UJR) convoca toda a militância e simpatizantes para a construção da 3ª Jornada de Trabalho Voluntário “Seremos como Che!”, a ser realizada nos dois últimos finais de semana do mês de outubro em homenagem ao patrono da UJR, o comandante Ernesto Che Guevara.

O objetivo da Jornada “Seremos como Che!” é reavivar o legado deixado por Che Guevara, suas ideias, sua entrega abnegada à causa da revolução e do socialismo e estimular em toda nossa militância a prática do trabalho libertador, livre das obrigações impostas pela sociedade burguesa.

Como sabemos, Che viveu conforme os ideais que defendia. Para ele, o espírito de sacrifício fazia parte da moral comunista e da construção do homem e da mulher novos. A pior tarefa, a mais difícil missão, era assumida sem vacilação por ele. Por isso, estava sempre entre os primeiros a realizar as tarefas e a começar o trabalho.

Che via no trabalho voluntário, exercido nas horas de folga, nos sábados, domingos e feriados, uma forma de praticar atos concretos de solidariedade e combater a máxima burguesa do “cada um por si e Deus por todos”, substituindo-a pelas ideias comunistas de “um por todos e todos por um” e “de cada um segundo suas capacidades, a cada um segundo suas necessidades”. Fazia isso porque acreditava que, somente pensando e agindo assim, é que o revolucionário conquista autoridade moral suficiente para servir de exemplo a todo o povo e elevar sua consciência. Esse deve ser o espírito de cada militante da UJR!

Vamos organizar em todas as cidades, em cada núcleo e coordenação da UJR, brigadas do jornal A Verdade e ações de trabalho voluntário e solidariedade para que todos dediquem seu tempo em benefício da comunidade!

Várias ações podem ser desenvolvidas, tais como limpeza e conservação das ocupações do MLB e do Movimento Olga Benario, pintura das sedes do Partido e das entidades estudantis (grêmios, DCEs, CAs, etc.), doação de sangue, mutirão nos projetos de agroecologia e alfabetização do MLB, reforma na casa da família dos companheiros e companheiras mais necessitados, fortalecimento das redes de solidariedade e das entidades estudantis, etc.

Desde já, devemos estabelecer o cronograma das atividades e organizar as equipes de infraestrutura, mobilização e comunicação das brigadas.

Por fim, para fortalecer ideologicamente todos os companheiros e companheiras da UJR no espírito revolucionário do Che, a Coordenação Nacional orienta que os núcleos e coordenações estudem o capítulo “Métodos, estilo de trabalho e características pessoais do Che”, presente no livro “O Ministro Che Guevara”, de Tirso W. Saenz, recentemente publicado pelas Edições Manoel Lisboa em parceria com a UJR.

Ousar lutar, ousar vencer! Seremos todos como Che!

Coordenação Nacional da UJR – outubro de 2023

Publicado na edição nº281 do Jornal A Verdade.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes