Confira, na íntegra, a moção em defesa do povo palestino aprovada pelo conjunto das delegações presentes no III Congresso da UP.
ESTADO DE ISRAEL FORA DA PALESTINA!
VIVA A LUTA DO POVO PALESTINO!
MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE DA UNIDADE POPULAR
Os delegados, delegadas e delegades reunidos no III Congresso da Unidade Popular, expressam sua irrestrita e incondicional solidariedade à luta do povo palestino. Desde o início de outubro, o Estado terrorista de Israel deu início a um verdadeiro genocídio com vistas a exterminar o povo palestino que vive na Faixa de Gaza e anexar este território.
Essa política fascista vem sendo praticada por Israel desde sua fundação, em 1948, impondo ao povo palestino um regime racista e colonial. Através de um sistema de Apartheid, os palestinos estão submetidos às piores condições de vida e de trabalho, têm suas casas e suas terras roubadas e são presos e executados arbitrariamente.
Toda essa violência atingiu um novo grau com a nova campanha militar de bombardeios contra Gaza. Já são mais de 4 mil crianças mortas, num total de mais de 11 mil pessoas assassinadas até agora pelos covardes bombardeios israelenses. Tal massacre conta com a concordância e o apoio financeiro e militar das potências imperialistas da Europa e principalmente dos EUA.
Israel usa argumentos como “direito de defesa” ou o “combate ao terrorismo” para justificar seus crimes. Para isso, eles mobilizam um amplo conglomerado de propaganda que, no Brasil, vai desde os monopólios de mídia, até acadêmicos, pastores fundamentalistas e a extrema-direita fascista.
Não podemos nos enganar. Toda essa propaganda tem como único objetivo desumanizar ao máximo os palestinos para justificar seu genocídio e a expulsão da Palestina.
Diante disso, não podemos nos calar! Apenas a mobilização e a solidariedade dos povos explorados do mundo pode dar um fim ao regime sionista e fascista de Israel e garantir a construção do Estado palestino.
No dia 31 de outubro, o governo da Bolívia rompeu relações diplomáticas com Israel e denunciou os crimes de genocídio que o Estado sionista cometeu. Nosso país deve seguir este exemplo. O Brasil tem vários acordos militares, comerciais e até na área de inteligência. É preciso pôr fim a isso, romper relações diplomáticas com este Estado e boicotar o regime genocida de Israel.
Por isso, a Unidade Popular chama toda a classe trabalhadora brasileira a se posicionar ao lado do povo palestino. Exigimos também que o governo brasileiro rompa todos os acordos militares, comerciais e relações diplomáticas com Israel e chame todos os países da América Latina a fazerem o mesmo.
Abaixo o terrorismo de Israel na Palestina!
Viva a luta do povo palestino! Palestina livre!
3º Congresso Nacional da Unidade Popular
Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2023.