UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Rebele-se constrói o grêmio da maior escola de Vitória da Conquista

Outros Artigos

O Movimento Rebele-se conquistou a primeira gestão no grêmio do Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB) de Vitória da Conquista, 3ª maior cidade da Bahia. 

Isaac Fontes* | Vitória da Conquista – BA


JUVENTUDE – A chapa única construída por estudantes independentes e pelo Movimento Rebele-se venceu a eleição do Grêmio Estudantil do Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB) na última quinta-feira (09) em Vitória da Conquista (BA). Com uma participação expressiva, mais de 400 estudantes se envolveram na eleição de um grêmio de luta na maior escola estadual da cidade.

O CIEB foi uma junção de três antigos colégios: Rafael Espínola, o Polivalente e o Centro Integrado. Hoje são mais de 2 mil estudantes matriculados em uma escola de Ensino Integral.

Estudantes votaram a favor de um grêmio comprometido com as lutas estudantis (Foto: UMESC).

Em cada escola um grêmio, em cada grêmio uma luta! 

A construção do grêmio estudantil vem de um acúmulo grandioso de lutas no maior colégio da cidade. Depois da formação da comissão pró-grêmio ao final do primeiro semestre deste ano, os estudantes começaram a lutar e reinvindicar pautas centrais dentro da instituição como a liberação imediata de 3 quadras prontas. Denunciando que o Governador do Estado não tinha inaugurado, proibindo os estudantes de usarem seu espaço por direito durante o ano inteiro.

Após essa e outras vitórias dentro do Campus da rede pública estadual, no dia 31 de Agosto foi convocada uma Assembléia Geral dos estudantes com mais de 300 pessoas, lotando o auditório e elegendo uma direção provisória por plebiscito, junto com o estatuto e a fundação do Grêmio Estudantil.

Em trabalho unificado com a recém reativada União Municipal dos Estudantes Secundaristas Conquistenses (UMESC), os estudantes do CIEB agora tem um longo caminho pela frente de lutas e construções coletivas.

*Isaac Fontes é militante da União da Juventude Rebelião (UJR) e presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas Conquistenses (UMESC). 

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes