UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 23 de junho de 2024

Rebele-se constrói o grêmio da maior escola de Vitória da Conquista

O Movimento Rebele-se conquistou a primeira gestão no grêmio do Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB) de Vitória da Conquista, 3ª maior cidade da Bahia. 

Isaac Fontes* | Vitória da Conquista – BA


JUVENTUDE – A chapa única construída por estudantes independentes e pelo Movimento Rebele-se venceu a eleição do Grêmio Estudantil do Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB) na última quinta-feira (09) em Vitória da Conquista (BA). Com uma participação expressiva, mais de 400 estudantes se envolveram na eleição de um grêmio de luta na maior escola estadual da cidade.

O CIEB foi uma junção de três antigos colégios: Rafael Espínola, o Polivalente e o Centro Integrado. Hoje são mais de 2 mil estudantes matriculados em uma escola de Ensino Integral.

Estudantes votaram a favor de um grêmio comprometido com as lutas estudantis (Foto: UMESC).

Em cada escola um grêmio, em cada grêmio uma luta! 

A construção do grêmio estudantil vem de um acúmulo grandioso de lutas no maior colégio da cidade. Depois da formação da comissão pró-grêmio ao final do primeiro semestre deste ano, os estudantes começaram a lutar e reinvindicar pautas centrais dentro da instituição como a liberação imediata de 3 quadras prontas. Denunciando que o Governador do Estado não tinha inaugurado, proibindo os estudantes de usarem seu espaço por direito durante o ano inteiro.

Após essa e outras vitórias dentro do Campus da rede pública estadual, no dia 31 de Agosto foi convocada uma Assembléia Geral dos estudantes com mais de 300 pessoas, lotando o auditório e elegendo uma direção provisória por plebiscito, junto com o estatuto e a fundação do Grêmio Estudantil.

Em trabalho unificado com a recém reativada União Municipal dos Estudantes Secundaristas Conquistenses (UMESC), os estudantes do CIEB agora tem um longo caminho pela frente de lutas e construções coletivas.

*Isaac Fontes é militante da União da Juventude Rebelião (UJR) e presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas Conquistenses (UMESC). 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes