A precarização do trabalho no setor de Tecnologia da Informação

141

O Núcleo de Tecnologia do Movimento Luta de Classes (MLC) da Região Metropolitana de Campinas realizou, em fevereiro, um curso de formação e apresentação do Movimento. A pauta principal foi a necessidade de mobilizar os trabalhadores do setor de Tecnologia da Informação (TI) para combater, de forma organizada, a crescente precarização da categoria.

Alice Wakai e Gabriel Romão | Movimento Luta de Classes


BRASIL – Este curso representou o começo de uma jornada de lutas, que contarão com novas atividades ainda neste primeiro semestre, assim como um planejamento de panfletagens e brigadas do jornal A Verdade em empresas do setor.

Os participantes puderam discutir a conjuntura político-econômica que gera todas as contradições que vivemos hoje, apontando como saída a construção do socialismo. As demissões em massa são consequência das crises cíclicas do capitalismo e o desemprego (exército de reserva) é um mecanismo de rebaixamento de salários. Entre aqueles que mais sofrem com todos esses problemas, estão as mulheres, que seguem como as que mais são demitidas e desvalorizadas no mercado.

Ao analisarmos o mercado de trabalho de TI, observamos demissões em massa, redução salarial, terceirização e PJotização. Além disso, são impostas jornadas exaustivas, disfarçadas por uma falsa “flexibilidade”.

Diante desses ataques, fica claro que os trabalhadores de tecnologia precisam resgatar e ocupar seus sindicatos, que, como dizia Marx, são escolas do socialismo. O MLC tem construído, junto aos trabalhadores de tecnologia, núcleos por todo o país. Um dos papéis principais do MLC na organização da categoria é defender suas reivindicações e a importância da sindicalização, além de formar novos dirigentes sindicais.

A cada dia que passa, vemos as graves consequências do uso da tecnologia nas mãos dos capitalistas, que apenas visam a aumentar seus lucros. Para que as tecnologias que criamos possam servir ao povo e proporcionar melhorias nas próprias condições de trabalho, precisamos nos organizar. Construamos essa luta por meio do movimento classista e revolucionário MLC! Procure o MLC em sua cidade ou estado e junte-se a nós. Pelo poder popular e pelo socialismo!

Matéria publicada na edição nº 287 do Jornal A Verdade.