O dia 6 de agosto será marcado por manifestações, panfletagens e rodas de conversa contra o Novo Ensino Médio que defendem os grandes capitalistas da educação. Leia no jornal A Verdade a nota da Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico (FENET) que convoca esse dia nacional de lutas
Nota da FENET
Desde a aprovação da reforma do Ensino Médio em 2017, os estudantes, que são os mais afetados por esse projeto de lei, têm se mobilizado pela revogação imediata desse retrocesso para a educação. Entidades de luta como a Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico (FENET) e os grêmios tem organizado atividades nas escolas para ocupar as ruas em defesa da revogação do Novo Ensino Médio (NEM).
No ano passado, a pressão do movimento estudantil fez com que o Governo Federal tivesse que recuar, suspendendo a implementação do NEM e se comprometendo a rever o texto do Projeto. Mesmo assim, os estudantes dos estados que já haviam implementado o Novo Ensino Médio sentiram na pele o que ele tem a oferecer: matérias que não fazem sentido nos obrigam a estudar conteúdos que nem são cobrados nos vestibulares e nem nos formam para o mercado de trabalho.
Na Plenária Nacional de Grêmios da FENET, os estudantes aprovaram por unanimidade a convocação de um dia nacional de lutas contra o Novo Ensino Médio organizado pela entidade. “Nós queremos entrar na universidade e o NEM não oferece o tipo de ensino que permite isso, porque não temos aula de Sociologia, Biologia, História e várias outras matérias. Ao invés disso, temos aulas irrelevantes de projeto de vida e itinerário formativo. Por isso, é urgente organizar mais lutas em defesa da educação de qualidade” afirma Nicole Viana, coordenadora-geral da FENET.
Por isso, no dia 6 de agosto, devemos organizar grandes agitações, rodas de conversas, colagens de cartazes e atos de rua para revogar de vez o Novo Ensino Médio! Vamos lutar por uma educação como a dos Institutos Federais, que produzem ciência e tecnologia e nos preparam para a universidade e o mercado de trabalho. A FENET convoca cada estudante de luta a se somar somar nas mobilizações e organizar seu grêmio para ocupar as ruas e revogar o NEM!