UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 25 de outubro de 2025

Prefeito de Sorocaba (SP) Rodrigo Manga rouba do povo com privatização da saúde

Leia também

Prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga rouba verbas destinadas à saúde pública para enriquecer aliados, família e Organização Social (OS) que administra unidades de saúde, enquanto povo morre na fila de cirurgias e exames.

Matheus Vinicius – Sorocaba SP


Em todo o país, e na cidade de Sorocaba (SP) não é diferente, o SUS tem sido entregue a Organizações Sociais (OS). Essas entidades privadas atentam contra o caráter público e eficácia do Sistema Único de Saúde, comprometendo o acesso da população a um atendimento gratuito e de qualidade, criando uma forma a mais das prefeituras roubarem do povo.

Para demonstrar que privatização e terceirização são crimes contra o povo, a operação da Polícia Federal (PF)  “Copia e Cola” apreendeu mais de R$1.700,000,00 (um milhão e setecentos mil reais) em dinheiro vivo, além de armas e veículos, no dia 10 de abril de 2025. As investigações apontam que esses recursos são provenientes de desvios de verbas da saúde do munícipio de Sorocaba.

Na operação, R$863.000,00 (oitocentos e sessenta e três mil reais) em dinheiro foram encontrados em caixas de papelão na casa da cunhada do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). A PF ainda investiga ex-secretários do governante, inclusive um já foi condenado pela compra superfaturada de um prédio de dez milhões de reais para abrigar a Secretaria de Educação da cidade.

Quando a saúde vira mercadoria

Uma das promessas de campanha de Manga era de zerar a fila de cirurgias e exames na cidade, entretanto, a fila quase dobrou: em fevereiro de 2022, Sorocaba tinha uma fila de 87.498 exames; em julho de 2023, eram 160.273 pessoas na fila; e no final de 2024, eram cerca de 110.000 mil procedimentos em atraso, isso sem falar na tentativa de burlar a Lei de Acesso à Informação para esconder os dados que comprovam o aumento contínuo da fila.

A realidade é que há falta de insumos, medicamentos e o número de profissionais não dá conta da demanda da população, além das péssimas condições estruturais. Tudo isso faz parte do plano de sucateamento das gestões neoliberais e demonstram que a prefeitura de Sorocaba segue a política dos ricos.

Ainda, Sorocaba (SP) tem um dos piores investimentos por habitante em saúde e educação do Brasil. O sucateamento e precariedade do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e problemas em máquinas de esterilização acabam fazendo com que cirurgias sejam canceladas e remarcadas. Em 25 de março de 2025, as cirurgias agendadas no período da manhã não foram realizadas, porque duas autoclaves (máquinas para esterilização) estavam quebradas.

Os funcionários e representantes do Sindicato da Saúde relatam que no CHS faltam ou demoram para entregar uniformes, lençóis e camisolas para os pacientes. Além disso, há escassez de leitos, roupa de cama, limpeza e mais funcionários.

Os trabalhadores da saúde e os movimentos defendem que o SUS seja 100% público e a experiência em Sorocaba demonstra que é impossível ter uma boa gestão com OSs, que tiram proveito do sucateamento e da privatização da saúde, e ainda participam do roubo com a prefeitura.

O prefeito tiktoker

Após a operação da PF, Manga apareceu mais uma vez em suas redes digitais, em frente a sua casa localizada em um condomínio de luxo (desde que entrou para a política em 2012 seu patrimônio aumentou mais de 2.270,8%), e gravou um novo vídeo para mentir para o povo: Manga ironiza os mandados de busca e apreensão realizados em sua casa, na Secretaria de Saúde e na Prefeitura de Sorocaba, dizendo que a polícia encontrou apenas bolo de cenoura, “pokemóns” e nutella. Alegou ainda que mandaram a Polícia Federal na casa dele apenas, porque ele havia lançado sua pré-candidatura à presidência da República e por figurar em segundo nas pesquisas para o Governo do Estado.

Por fim, citou que não tem medo do atual presidente ou de qualquer outra autoridade que estivesse “incomodada com sua ascensão”, como vemos, chama a roubalheira que está executando de ascensão e zomba mais uma vez da cara da população.

O político tem uma forte presença virtual, com promessas absurdas, afirmações exageradas quanto às ações da prefeitura, sempre acompanhadas de um humor duvidoso.

Durante a pandemia, Rodrigo Manga já era prefeito de Sorocaba e anunciou em 19 de março de 2021 o início de “tratamento precoce” contra a Covid-19, que utilizava remédios sem eficácia comprovada contra o vírus. Os tais kits de prevenção podiam ser recolhidos em qualquer Unidade Básica de Saúde.

Quando era vereador, em maio de 2020, Manga invadia hospitais para acusar a prefeitura de mentir sobre a situação da pandemia e já nessa data pedia o fim da quarentena. Em abril de 2021, enquanto prefeito, anunciou cortes de gastos no combate à pandemia, e neste mês havia um recorde de pessoas infectadas e mortas pelo vírus, ou seja, colaborou com o genocídio do povo durante a pandemia da Covid-19.

Rodrigo Manga é mais um governante dos ricos, que também tenta higienizar a cidade. Engana pessoas em situação de rua com promessas falsas de emprego em outros municípios, isso quando não as expulsa por meio da violência física com seus capangas.

A quem servem esses prefeitos?

Como demonstrou o Editorial do Jornal A Verdade de setembro de 2024, as prefeituras de todo o país são marionetes de grandes empresas e governam contra o povo pobre. Casos como o do prefeito de Sorocaba reforçam a necessidade de mobilização popular para que o povo seja poder.

O compromisso desses governantes lacaios da burguesia nunca é com o bem da população. A única solução é a organização urgente da classe trabalhadora. O povo unido pode e deve lutar contra as privatizações de serviços essenciais e a má gestão de serviços públicos, caminhando para construção de uma sociedade sem políticos de carreira, nem patrões, somente trabalhadoras e trabalhadores.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos