UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Espetáculo teatral debate meio ambiente e reciclagem em escolas de Pernambuco

Leia também

Escolas públicas das cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife, receberam o espetáculo teatral “Reciclagem Divertida”, organizada pela equipe do Teatro Sustentável, que levou ao público, de forma lúdica e descontraída, uma mensagem de conscientização sobre o impacto do consumo no meio ambiente.

Lucas Pacheco| Ipojuca (PE)


 

CULTURA- O projeto itinerante e educativo conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei nº 8.313/1991 (Lei de Incentivo à Cultura). Sob a direção de Gustavo Zanetti, a peça acompanha a divertida Trupe da Meia-Noite e do Meio-Dia, que convida o público a embarcar em uma jornada mágica pelo universo da reciclagem. Logo no início da apresentação, os atores Cleber Gonçalves e Rodrigo Siqueira rapidamente conquistam a plateia. Com diálogos dinâmicos e desafios bem-humorados, envolvem os alunos, que participam da própria encenação.

A cada cena, os personagens mostram como os objetos que seriam descartados podem se transformar em brinquedos, obras de arte ou novos materiais, além de orientar crianças e pré-adolescentes sobre a forma correta de separar os materiais para a reciclagem, destacando que a limpeza das embalagens é fundamental para que não haja problemas no processo.

 

Consciência ambiental e cuidado com o meio ambiente

“Entendemos que o tema do meio ambiente é uma pauta que carece de atenção, pois independentemente do grau de instrução, a coleta seletiva ainda é algo pouco comum no Brasil, onde grande parte das pessoas conseguem, no máximo, separar o lixo orgânico do lixo seco”, afirma Cleber Gonçalves, que teve a oportunidade por meio do teatro, de levar a mensagem do cuidado com o meio ambiente para vários estados.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), o maior problema em relação ao meio ambiente no Litoral Sul de Pernambuco, está localizado justamente no Rio Jaboatão, que deságua no Oceano Atlântico na região da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. A pesquisa detectou níveis altos de microplásticos que vão desde a costa até os naufrágios mais distantes do litoral. A região, aliás, já foi palco de infelizes situações de crime ambiental, como as manchas de óleo que apareceram na região em 2019, causando diversos danos ao meio ambiente, até hoje não resolvidos pela justiça.

Levando o teatro para as escolas, a iniciativa demonstra que a cultura e o meio ambiente podem ser um contraponto ao descaso e a toda desinformação que, dentro do sistema capitalista, andam justos para manter a natureza sendo destruída, enquanto escondem que é preciso parar a sede de lucro das elites para lucrar, mesmo que destruam o planeta em meio ao processo.

 

 

Auditório lotado para assistir ao espetáculo. Foto: JAV- PE

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos