UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

CIPOML: Saudação internacional ao XI Congresso do Partido Comunista do Trabalho da República Dominicana

Leia também

Confira a mensagem de saudação dos partidos da CIPOML ao XI Congresso do Partido Comunista do Trabalho (PCT) da República Dominicana, reunido neste mês.


Ao Comitê Central do Partido Comunista do Trabalho e aos delegados do XI Congresso do Partido Comunista do Trabalho da República Dominicana,

Camaradas,

Expressamos ao Comitê Central, a todos os delegados presentes no XI Congresso do Partido Comunista do Trabalho, bem como a todos os trabalhadores e à comunidade da República Dominicana, a profunda alegria de nossos partidos pelos êxitos alcançados neste que é o evento mais importante do comunismo marxista-leninista dominicano.

As conclusões derivadas da análise e do debate esclarecido sobre a realidade nacional e internacional, a situação dos trabalhadores e do povo dominicano, bem como as perspectivas para nossas lutas, desenvolvidas durante a preparação e realização do Congresso, constituem um passo adiante que reafirma o compromisso com a mudança e a força do Partido Comunista do Trabalho como vanguarda política do processo revolucionário na República Dominicana.

O evento, que se desenrolou em meio a uma complexa conjuntura econômica, política e social, sublinha a profunda crise do sistema capitalista. Vivemos em um mundo turbulento, onde as contradições fundamentais de nosso tempo foram exacerbadas, marcando um acentuado processo de reconfiguração econômica e política da atual ordem internacional. O Congresso dos comunistas dominicanos referenda também o que a CIPOML (Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas Leninistas) destaca que “uma das características mais marcantes do atual cenário internacional é o ressurgimento da agressão do imperialismo estadunidense. A presença de Donald Trump na Casa Branca aprofundou as contradições inter-imperialistas, inclusive com seus aliados tradicionais, e seu slogan ‘Make America Great Again’ tornou-se, hoje em dia, um grito de guerra para os monopólios internacionais mais poderosos e os setores mais reacionários da oligarquia imperialista estadunidense, visando recuperar o terreno perdido pelos Estados Unidos no cenário econômico e político global nos últimos anos”.

Como conclusão desta análise, os camaradas dominicanos reafirmaram seu compromisso com o CIPOML e sua tarefa de fortalecer e desenvolver os partidos marxistas-leninistas, desenvolver a unidade de luta dos trabalhadores e dos povos, combater a agressão imperialista e o fascismo e abrir perspectivas para a revolução.

Na República Dominicana, o Congresso rejeitou por unanimidade a decisão do governo Luís Abinader ceder o território nacional para acomodar militares estadunidenses em seus planos de agressão contra a Venezuela, Cuba e outros países do continente. Esse ato inconstitucional, que demonstra a servilidade e o espírito subserviente que caracterizam este governo, revela seu alinhamento com as políticas trumpistas, a direita fascista e o capital financeiro internacional.

Nesse contexto, destacamos a clara decisão de nosso partido irmão de insistir no desenvolvimento de um amplo movimento de massas em favor de um governo alternativo verdadeiramente democrático, que levante as bandeiras da soberania, dos direitos democráticos e do bem-estar geral da população dominicana, oprimida pela aplicação de políticas neoliberais.

Nessa perspectiva, fortalecer o partido e amadurecer a consciência revolucionária para as mudanças que o país exige é um grande desafio e uma decisão crucial para os comunistas dominicanos. Firme e unânime é a convicção dos delegados presentes no Congresso, que apontam que a revolução é uma tarefa possível; é uma tarefa que foi lançada e exige uma solução. Nesta tarefa devemos dedicar todos os esforços necessários, pois o progresso de uma sociedade que ama e exige a liberdade permanece um compromisso fundamental. A revolução é uma tarefa insubstituível, certa e nada fácil, que nos mobiliza diariamente e exige grandes esforços: conectar-nos com as massas, defender os interesses coletivos, organizar, educar e guiar os trabalhadores e as amplas massas populares no caminho da luta contra a exploração e a opressão capitalistas.

Destacando o exposto, enfatizamos que trabalhar pela revolução exige um grande esforço coletivo para fortalecer o Partido Comunista, fortalecer seus quadros e militantes na defesa do marxismo-leninismo e consolidá-lo como uma organização capaz de liderar as amplas massas trabalhadoras na luta contra a burguesia e o imperialismo, bem como na luta pelo poder para os trabalhadores e o povo.

Enfatizamos também o firme compromisso assumido para enfrentar a xenofobia racista, a perseguição aos imigrantes haitianos, bem como as ideias conservadoras e ultraconservadoras que se opõem à defesa dos direitos democráticos, à autodeterminação e ao pleno exercício das liberdades públicas.

Todos esses compromissos também exigem o fortalecimento da Frente Ampla, o trabalho incansável para unir e mobilizar as massas numa perspectiva que favoreça a causa revolucionária e socialista dos nossos povos.

A rejeição da agressão dos Estados Unidos contra a Venezuela, a exigência da libertação imediata do Presidente Nicolás Maduro e de sua esposa Cilia Flores, o fim do bloqueio e o respeito à causa revolucionária e socialista dos nossos povos, a soberania do povo cubano, a defesa de um Haiti livre e soberano, a condenação do genocídio o qual povo palestino é vítima nas mãos de Israel e dos imperialistas estadunidenses e, em geral, o apoio e a solidariedade aos povos do mundo que lutam contra a exploração e pela liberdade são palavras de ordem de nossos camaradas, aos quais nos unimos e a quem saudamos neste congresso.

Saudamos os sucessos de nosso partido irmão na realização deste XI Congresso, que fortalece a luta do povo dominicano e encoraja nossos partidos a continuarem a luta pela liberdade e pelo socialismo.

Viva o XI Congresso do PCT!

Viva o internacionalismo proletário ativo e militante!

Viva o marxismo-leninismo!

Partido Comunista Revolucionário (Brasil) – PCR
Partido Comunista da Colômbia (Marxista-Leninista) – PCC (ML)
Partido Estadunidense do Trabalho – APL
Partido Comunista Marxista-Leninista do Equador  – PCMLE
Partido Comunista do México (Marxista-Leninista) – PCMML

Santo Domingo, fevereiro de 2026

 

 

 

 

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos