UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Realizado 1º Dia Nacional de coleta de assinaturas para a Unidade Popular

Outros Artigos

UP 3No dia 28 de março, a militância da Unidade Popular pelo Socialismo (UP) realizou o primeiro Dia Nacional de Coleta de Apoiamentos para legalização do partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mobilização ocorreu em 14 estados brasileiros e alcançou milhares de pessoas, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

Ocupando pontos centrais das principais capitais do país e importantes centros do interior, os militantes realizaram tribunas públicas nas praças, caminhadas nos bairros populares e visitas de casa em casa para discutir com a população a necessidade da construção de um novo partido político para defender os interesses econômicos e políticos dos trabalhadores.

Ao todo, foram coletadas 2.116 assinaturas, com destaque para os estados de Minas Gerais, com 533 assinaturas, e Pernambuco, com 513. Em Minas, foram realizadas coletas de assinaturas nas ocupações Eliana Silva e Rosa Leão, em Belo Horizonte, além de outras cidades como Contagem e Nova Lima. Também destacamos a valorosa contribuição dos companheiros da União da Juventude Rebelião (UJR), que realizaram uma brigada nacional na Praça 7, no centro de Belo Horizonte, com a participação de dezenas de jovens de diversos estados, levantando mais de 300 assinaturas.

Em Pernambuco, brigadas foram realizadas nos bairros, centro da cidade e nos metrôs, conquistando grande simpatia e apoio da população. Além do Recife, cidades importantes como Petrolina, Carpina e Caruaru participaram ativamente das atividades.

Em diversos estados também se destacaram a militância do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e do Movimento Luta de Classes (MLC), que realizaram a campanha nos bairros da periferia e nas fábricas. Em Fortaleza, o MLB percorreu as ruas do bairro Mucuripe, com a participação de um grande número de militantes da UJR e dirigentes sindicais, que realizaram agitação com carro de som, erguendo bandeiras e faixas da UP.

No ABC Paulista, a campanha ocorreu com muita agitação no centro de Diadema e São Bernardo do Campo, onde foram coletadas 260 assinaturas. Em Santo André, contamos com o valoroso apoio dos companheiros do Núcleo Carlos Marighella, do MST, que coletaram mais de 30 assinaturas durante a abertura do Curso Marxista ocorrido no Centro Universitário Fundação Santo André.

UP 1

No Pará, foi realizado um porta a porta nos bairros com participação de militantes do MLB e da UJR. Em Porto Alegre, a Juventude e o Movimento de Mulheres Olga Benario realizaram a campanha no centro da cidade, com agitação de rua na Esquina Democrática e nos bairros da periferia. A campanha ocorreu ainda nas ruas de Maceió e em Teresina, conseguindo com muito esforço superar a meta nacional estabelecida. No Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul também foi realizada campanha de assinaturas com muita disposição e participação da militância.

A Comissão Nacional Provisória da UP considera exitosa a realização do primeiro Dia Nacional de Coleta de Apoiamentos, pois, além de conquistar um número importante de assinaturas, conseguimos levar nossas propostas para milhares de pessoas que passaram a conhecer a Unidade Popular pelo Socialismo.

Debatemos nas ruas e praças a necessidade de nos organizarmos e lutarmos por bandeiras como o fim dos ajustes contra os trabalhadores, o fim do pagamento dos juros da dívida pública, a punição para os corruptos e a reestatização da Petrobras, além da necessidade da realização de uma profunda reforma agrária e urbana no Brasil, a punição aos torturadores da ditadura militar, o fim da violência contra as mulheres e das mortes dos jovens negros nas periferias, e diversas outras reivindicações populares.

Nossa tarefa agora é avançar essa campanha e nos prepararmos para o próximo Dia Nacional, que ocorrerá no 1º de maio, em homenagem ao Dia dos Trabalhadores. Precisamos criar um grande clima de campanha entre a militância, nos organizarmos melhor e conquistarmos mais e mais apoiadores para a construção da Unidade Popular pelo Socialismo.

Wanderson Pinheiro, São Paulo

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes