UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 19 de abril de 2025

Greve geral paralisa Grécia contra Reforma da Previdência

Leia também

jornalistasgrecia(1)

Uma nova greve geral de 24 horas paralisou a Grécia no último dia 04 de fevereiro. Desta vez, o protesto foi contra a proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo governo de Alexis Tsipras, do Syriza, em atendimento às exigências da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A intenção do Governo Grego é fundir os diferentes fundos de pensões, aumentar a taxação sobre os trabalhadores e limitar o valor máximo das aposentadorias para 2.300 euros. Atualmente, o teto do benefício é de 2.700 euros.

Se aprovada pelo Parlamento, essa será a 12ª mudança nas regras de aposentadoria na Grécia desde 2010. Hoje, os aposentados daquele país recebem 40% a menos do que recebiam há seis anos.

A greve, convocada pelas centrais sindicais do setor público (GSEE) e privado (Adedy), reuniu mais de 100 mil pessoas nas ruas da capital Atenas e paralisou grande parte do sistema de transporte do país. Segundo os manifestantes, 95% dos sindicatos do setor privado aderiram à paralisação. Eles argumentam que a Reforma na Previdência aumentará ainda mais o desemprego, que atualmente atinge 25% da população.

Essa já é terceira greve nacional ocorrida no Governo do Syriza, eleito com a promessa de que poria fim ao ajuste fiscal imposto pelo FMI, mas que traiu a confiança dos trabalhadores gregos e se rendeu à pressão dos banqueiros, promovendo uma série de medidas que retiram direitos e despejam o peso da crise sobre a população.

Da Redação

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos