UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 23 de novembro de 2024

Escola Tamuya realiza curso em defesa do SUS em São Paulo

Outros Artigos

Curso foi realizado para explicar, orientar e defender o Sistema Único de Saúde, por conta dos ataques que vêm sofrendo, sob a justificativa da necessidade de privatizar a saúde.

Lucas Nascimento


Foto: Lucas Nascimento/Jornal A Verdade

SÃO PAULO – Ocorreu, nesse sábado (21), a formação de trabalhadores e estudantes com o curso “Defender o SUS: Gratuito, Universal e de Qualidade”. A iniciativa partiu da Escola Popular Tamuya, e São Mateus em Movimento (SMEM), Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo.

Durante a primeira aula, foi debatida a conquista histórica do SUS, que a partir da Constituição Federal de 1988, começou a garantir acesso aos serviços de saúde para todos e de forma gratuita, como atendimento hospitalares, exames, vacinas e cirurgias. A orientadora do debate, Iris Vinha, integrante da Associação Paulista de Saúde Pública, mostrou de forma embasada como o livre mercado, ao colocar o lucro como pauta central, começou a transformar a Saúde em mercadoria, passando a ser esse o objetivo de governos que iniciaram o desmonte do Sistema Único de Saúde ao longo dos anos; a partir da diminuição de recursos e aprovação de leis que tiram das mãos do Estado a responsabilidade com a saúde, jogando para as Organizações Sociais (OS).

Foto: Lucas Nascimento/Jornal A Verdade

Foi abordado como a questão da saúde no Brasil não é um problema de falta de dinheiro, já que somos um dos 10 países mais ricos do mundo, mas sim um problema político de prioridades, já que para o governo Bolsonaro é mais importante manter os altos salários do poder judiciário, além do pagamento criminoso da dívida pública.

O curso de São Mateus continua nos sábados, nos dias 05 de outubro e 19 de outubro, e no Itaim Paulista, 05 outubro e 26 de outubro.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes