Darian Christiane Gomes,
militante da Unidade Popular pelo Socialismo Paraná
Quadro: Retirantes – Candido Portinari
A Covid- 19 e a economia são dois temas que estão em alta no momento. De um lado a necessidade de isolamento para diminuir o impacto e as mortes trazidas pelo vírus, de outro o medo de milhares de trabalhadores que temem o desemprego e a falta de comida no prato. A fonte do problema? A desumanização de um sistema selvagem que se chama capitalismo.
A fome não é um problema novo, há anos ela atinge milhares de pessoas pelo mundo. Em 2020 ao menos 5 milhões de brasileiros sofrem com uma subalimentação e outros tantos não têm direito a uma moradia digna. Milhões de brasileiros vivem diariamente na pele o que tem assombrado outros tantos nesse momento de pandemia. A fonte do problema? Volto a repetir: a desumanização de um sistema selvagem que se chama capitalismo.
O vírus traz mais uma vez a tona o que muitos se negam a enxergar. Vivemos em um sistema caótico no qual o que é produzido pelo trabalhador fica nas mãos de uma porcentagem baixíssima da população. Você ainda duvida da importância de um poder popular? Você ainda duvida da necessidade de um Estado grande e forte que governe para a sua população e não para banqueiros e grandes empresários?
Quanto tempo mais vamos deixar que a vida seja posta abaixo do lucro? Quantas vezes mais vamos produzir riqueza para uma escória exploradora que acha que 5.000 ou 7.000 mil mortos são um número baixo frente a perda monetária que suas empresas vão sofrer? Quantos brasileiros precisam morrer de fome, de sede ou doentes sem ao menos ter a oportunidade de receber um tratamento digno de saúde?
Chegou a hora de reconhecermos o nosso valor, o nosso poder. É hora de deixarmos o trabalho individual de lado. Chega de olhar a meritocracia como algo real. Devemos nos juntar e clamar pelo que nos é de direito. Juntos somos mais fortes. Juntos podemos acabar com o monstro da desigualdade que gera injustiças, violência, fome e principalmente mortes. Você importa, a sua família importa. Os dígitos da sua conta bancária não. Venha fazer parte dessa luta por uma vida digna, te esperamos de braços abertos.