Foto: Secretaria de Saúde
Redação Bahia
A população do Sul da Bahia tem sofrido bastante com o descaso do poder público durante a pandemia. Nas principais cidades da região, Itabuna e Ilhéus, a aumento dos casos confirmados de coronavírus tem deixado o povo apreensivo. Como o sistema de saúde está sucateado devido à falta de investimentos, o problema é ainda mais grave.
Em agosto do ano passado, o prefeito de Itabuna Fernando Gomes de Oliveira (sem partido) fechou o hospital municipal São Lucas, suspendeu o convênio com o único hospital infantil da cidade, suspendeu por várias semanas o funcionamento da maternidade e precarizou ainda mais o Hospital de Base. Tudo isso tem sobrecarregado o sistema de saúde da cidade.
Em Ilhéus, conhecida pela grande produção de cacau, a situação não é diferente. A cidade concentra o maior número de casos de Covid-19 da região. Já são mais de cem pessoas infectadas.
Os empresários locais, estimulados pelas ações e declarações do fascista Bolsonaro, pressionam prefeituras e trabalhadores para reabertura do comércio, mostrando um total desprezo pela saúde das pessoas.