UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Estudantes de Nilópolis (RJ) fundam entidade secundarista

MOVIMENTO ESTUDANTIL. Estudantes de Nilópolis avançam na organização das lutas (Fotos: Leonardo Galardo/JAV)

A UNES nasce com o compromisso de construir a luta dos estudantes em toda a Baixada Fluminense, fortalecer a AERJ e o movimento estudantil de luta e combativo no Estado do Rio de Janeiro.

Gustavo Santiago, Carlos Ranneis e Davi Nascimento
Membros da Comissão Gestora da União Nilopolitana dos Estudantes Secundaristas


JUVENTUDE – No dia 30 de novembro, na cidade de Nilópolis, Baixada Fluminense, foi realizado o 1º Encontro Municipal de Estudantes Secundaristas, que reuniu cerca de 50 estudantes representando as principais escolas da cidade.

No encontro foi feito o debate sobre a realidade das escolas, onde os estudantes apontaram os graves problemas na educação, desde a infraestrutura das escolas até questões de desrespeito e intolerância dos servidores para com os alunos. Racismo, intolerância religiosa, assédio e homofobia foram os problemas mais levantados. 

Outra questão debatida também foi a evasão escolar. Os estudantes relataram que as turmas estão esvaziadas e o interesse pelos estudos caiu durante a pandemia. Segundo eles, o governo não prioriza os estudantes, deixando-os jogados a um sistema EAD sem suporte para os professores e alunos. Nem mesmo o programa disponibilizado para se ter as aulas é de boa qualidade, dificultando mais ainda o acesso. 

Por isso, os estudantes de Nilópolis viram a necessidade de se organizar para barrar todo o retrocesso presente nas escolos e decidiram, unanimemente, fundar uma entidade secundarista, a União Nilopolitana dos Estudantes Secundaristas – UNES, com o intuito de construir grêmios, unificar os estudantes e lutar por uma educação pública, gratuita, de qualidade e sem preconceitos.

A UNES nasce com o compromisso de construir a luta dos estudantes em toda a Baixada Fluminense, fortalecer a AERJ e o movimento estudantil de luta e combativo no Estado do Rio de Janeiro.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes