UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Estudantes de Nilópolis (RJ) fundam entidade secundarista

MOVIMENTO ESTUDANTIL. Estudantes de Nilópolis avançam na organização das lutas (Fotos: Leonardo Galardo/JAV)

A UNES nasce com o compromisso de construir a luta dos estudantes em toda a Baixada Fluminense, fortalecer a AERJ e o movimento estudantil de luta e combativo no Estado do Rio de Janeiro.

Gustavo Santiago, Carlos Ranneis e Davi Nascimento
Membros da Comissão Gestora da União Nilopolitana dos Estudantes Secundaristas


JUVENTUDE – No dia 30 de novembro, na cidade de Nilópolis, Baixada Fluminense, foi realizado o 1º Encontro Municipal de Estudantes Secundaristas, que reuniu cerca de 50 estudantes representando as principais escolas da cidade.

No encontro foi feito o debate sobre a realidade das escolas, onde os estudantes apontaram os graves problemas na educação, desde a infraestrutura das escolas até questões de desrespeito e intolerância dos servidores para com os alunos. Racismo, intolerância religiosa, assédio e homofobia foram os problemas mais levantados. 

Outra questão debatida também foi a evasão escolar. Os estudantes relataram que as turmas estão esvaziadas e o interesse pelos estudos caiu durante a pandemia. Segundo eles, o governo não prioriza os estudantes, deixando-os jogados a um sistema EAD sem suporte para os professores e alunos. Nem mesmo o programa disponibilizado para se ter as aulas é de boa qualidade, dificultando mais ainda o acesso. 

Por isso, os estudantes de Nilópolis viram a necessidade de se organizar para barrar todo o retrocesso presente nas escolos e decidiram, unanimemente, fundar uma entidade secundarista, a União Nilopolitana dos Estudantes Secundaristas – UNES, com o intuito de construir grêmios, unificar os estudantes e lutar por uma educação pública, gratuita, de qualidade e sem preconceitos.

A UNES nasce com o compromisso de construir a luta dos estudantes em toda a Baixada Fluminense, fortalecer a AERJ e o movimento estudantil de luta e combativo no Estado do Rio de Janeiro.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes