UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Estudantes em defesa da liberdade de organização

Cerca 150 estudantes, organizados pela Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes) e pela União da Juventude Rebelião (UJR), ocuparam no dia 12 de abril, as galerias da Assembleia Legislativa da Paraíba para defender seu direito de liberdade de organização e a autonomia administrativa da Universidade Estadual da Paraíba e também denunciar diversos problemas que vêm ocorrendo dentro das escolas públicas da Região Metropolitana de João Pessoa. Uma representação dos DCEs da UEPB e UFCG, vinda de Campina Grande, também se fez presente.

Os estudantes saíram em passeata do Instituto de Educação da Paraíba (IEP) e percorreram as ruas do Centro da Capital com muita animação e palavras de ordem: “Autonomia é pra valer, governador respeite a UEPB”, “Da carteira não abro mão, ela garante defender a educação” e “O dinheiro do meu pai não é capim, eu quero passe-livre sim”.

Há cerca de dois meses, a Assembleia Legislativa aprovou um Projeto de Lei que acaba com a necessidade da carteira de estudante para o acesso à meia-entrada em eventos e para o transporte urbano e intermunicipal, além de que obriga o Governo do Estado a oferecer gratuitamente o documento aos estudantes da rede pública estadual. Tal projeto, na verdade, ao invés de trazer benefícios, como apregoaram insistentemente os deputados e a mídia, apenas tapa o sol com uma peneira e dá um golpe no movimento estudantil.

Na opinião de Aline Leite, presidente da Apes, “se é realmente para trazer benefícios e economia aos estudantes, nós queremos discutir leis que garantam o passe-livre nos transportes públicos, que garantam cultura, esporte e lazer gratuitamente como parte da nossa formação e que garantam o cumprimento da lei nacional da meia-entrada. Isso, sim, desonera a vida dos estudantes e de suas famílias”. E ainda: “Não vamos aceitar que nenhum parlamento ou governo interfira nas questões internas das entidades estudantis. Sem o financiamento do movimento por parte dos próprios estudantes não há condições de desenvolver as lutas e manter o movimento independente do Estado”, afirmou Aline aos deputados, no plenário da Assembleia.

Vários estudantes também fizeram uso da palavra para denunciar a falta de estrutura nas escolas, em especial naquelas que deveriam funcionar, desde o começo do ano letivo, em tempo integral, mas que continuam com as velhas estruturas: sem refeitórios nem vestiários, com as quadras de esporte sucateadas, tetos destelhados e com infiltrações, etc.

Por fim, a representação universitária de Campina Grande reforçou a denúncia que vem fazendo há alguns meses sobre a quebra da autonomia administrativa e financeira da UEPB, a partir de uma “nova interpretação” da Lei da Autonomia feita pelo Governo Estadual, o que ocasionou uma queda nos repasses para a universidade na casa dos R$ 67 milhões só nestes primeiros meses do ano.

Além dos deputados presentes, que ouviram as reivindicações das entidades e deixaram agendada uma reunião para tratar melhor dos assuntos, uma comissão de estudantes foi recebida no mesmo dia pelo recém-empossado secretário de Educação, Harrisson Targino.

“Fazemos um balanço de que toda a nossa movimentação foi muito positiva, pois expusemos nossos pontos de vista na Assembleia e no Governo, além de que conseguimos grande repercussão na imprensa local. Nosso maior objetivo é defender uma educação de qualidade e mostrar a toda a sociedade que o movimento estudantil de luta não só existe, como está preparado para garantir os direitos da juventude”, disse a presidente da Apes.

Athamir Marcos, João Pessoa

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes