O presidente venezuelano reeleito Hugo Chávez qualificou de histórico os resultados das eleições e fez um chamado à unidade nacional e ao trabalho conjunto em prol do bem-estar e da paz desta nação sul-americana. Do Palácio de Miraflores, Chávez se dirigiu a milhares de pessoas que chegaram ali para celebrar seu triunfo nesse encontro com as urnas, contra o candidato opositor da chamada Mesa da Unidade Democrática, Henrique Capriles. O presidente obteve 56% dos votos válidos na eleição de 07 de outubro.
O chefe de Estado expressou um reconhecimento a todo o povo deste país “por este dia memorável”, marcado por um vontade democrática e por uma altíssima participação no pleito. “Nunca antes tivemos uma Venezuela como a de hoje do ponto de vista moral, social, político, econômico e cultural”, assegurou o presidente.
“Votaram pelo socialismo, pela independência, pela grandeza da Venezuela e pelo futuro”, disse Chávez a seus eleitores, pouco antes de afirmar que vencera em 20 dos 23 estados e na Capital Caracas.
“Não terá força imperialista por maior que seja que possa com o povo de Simón Bolívar”, previu e agregou que Venezuela nunca voltará ao neoliberalismo, mas continuará transitando para o socialismo.
O governante agradeceu as felicitações de mandatários como o cubano Raúl Castro e a argentina Cristina Fernández, e deu as graças aos visitantes provenientes de outros países que acompanharam o processo eleitoral.
Fonte: www.cubadebate.cu