No último dia 07 de março ocorreu no IFPA (Instituto Federal do Pará) a eleição do Grêmio Estudantil Cabanagem (GECA). Duas chapas estavam na disputa: A Chapa 1 – “A Mudança”, que apesar do nome representava a última gestão que deixou o grêmio imobilizado, e a Chapa 2 – “Construção Coletiva”, organizada pela União da Juventude Rebelião (UJR) e que contou logo na sua formação com o apoio de mais de 90 estudantes.
A campanha da chapa da situação foi caracterizada por difamações e acusações contra a chapa formada pela UJR. No entanto, a tentativa de descaracterizar o debate político na eleição foi frustrada e a resposta dos estudantes se deu nas urnas. A Chapa 2, Construção Coletiva, recebeu mais de 62% do total de votos. Foram 327 votos contra 198 votos da chapa 1.
“Os estudantes deram o seu recado nesta eleição. Era urgente retomar o nosso grêmio pra luta, pois somente assim poderemos conquistar um ensino técnico de qualidade” afirmou a presidente eleita, Jaquelliny Lopes.
A nova gestão do GECA já se prepara para organizar junto com a Federação Paraense dos Estudantes em Ensino Técnico (FEPET) o III Encontro Paraense de Estudantes em Ensino Técnico (FEPET) com data a se realizar no mês de abril. “É a luta dos estudantes que só tende a se fortalecer com esta nova gestão eleita no dia de hoje” afirmou Matheus Tavares, coordenador geral da FEPET.
Redação Pará