UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Eletricitários terceirizados fazem greve por tempo indeterminado em Minas Gerais

Eletricitários terceirizados fazem greve por tempo indeterminado em Minas GeraisApós 1 ano e 7 meses tentando negociar melhores condições de trabalho e salários com os donos da empresa ECEL, contratada pela CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) que atua na região de Ipatinga/Vale do Aço, quase a totalidade dos mais de 100 trabalhadores decidiram cruzar os braços e voltar a trabalhar somente quando alguns anseios inadiáveis forem atendidos.

A empresa não paga as horas-extras dos trabalhadores. Quando os serviços acumulam, ela paga os trabalhadores apenas a produtividade, desconsiderando o tempo de prorrogação da jornada de trabalho. Os trabalhadores também acham um absurdo receberem por produtividade, pois trabalham em atividade de risco e atrelar o salário à quantidade de serviços executados é uma ação criminosa e imoral da empresa. Os trabalhadores tem que produzir na correria, o que aumenta os riscos de acidente.

A empresa também não paga o tíquete alimentação há 15 dias. Os salários são irrisórios: a maioria dos trabalhadores recebe salário mínimo, 4 a 6 vezes menos do que um eletricista do quadro próprio da CEMIG.

Alguns companheiros estão sofrendo assédio moral na empresa e os trabalhadores, de maneira solidária e comovente, colocaram este como um dos principais itens da pauta.

Hoje (19) pela manhã esses eletricitários se reuniram na portaria da CEMIG e protestaram, impedindo a saída dos veículos. Depois, entraram em contato com órgãos de imprensa local e deram entrevistas, saindo em seguida pelas ruas da cidade panfletando e denunciando suas mazelas.

O mais surpreendente é que essa greve está ocorrendo quase que de maneira isolada pelos trabalhadores, apenas com apoio do Sindieletro – Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais, que não detém a representação legal dos terceirizados, mas entende que esses trabalhadores fazem parte da mesma categoria. Os trabalhadores também reivindicam que a empresa reconheça a representação do Sindieletro.

A ECEL se reuniu com advogados e pretende impetrar ações para prejudicar os grevistas, mas os trabalhadores estão dispostos a continuar a greve na semana que vem, até a vitória!

“Se a ECEL não pagar, a luz vai acabar”, é o grito de ordem.

Diego Palmares, MG

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes