UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Movimento Olga Benario e Escritório da Mulher realizam atividade na periferia de Maceió

No último sábado (19), o Movimento de Mulheres Olga Benario e as advogadas do Escritório da Mulher, um serviço de advocacia voltado para mulheres de baixa renda, realizaram atividade do conjunto Cidade Sorriso I, no bairro do Benedito Bentes, periferia de Maceió. O conjunto foi inaugurado em 2009, para abrigar  1.480 famílias que viviam em favelas de lona e nas margens da lagoa Mundaú. A atividade também contou com a participação da representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Sandra Gomes.

A atividade de orientação e atendimento sobre casos relacionados à violência doméstica teve o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, que nesse mês de agosto completou 11 anos de promulgada. “As mulheres de baixa renda ainda encontram dificuldade para garantir a proteção prevista na Lei. É preciso fazer com que esse acompanhamento jurídico chegue até elas”, disse a advogada Paula Simony Lopes, do Escritório de Mulheres.

Enquanto as advogadas prestavam atendimento individualizado, as integrantes do Movimento Olga Benário realizavam palestras para divulgar a lei e a necessidade de organização das mulheres. “Precisamos lutar para implementar a rede de proteção prevista na lei. Em Maceió, a única casa abrigo existente está desativada. Além disso, a delegacia de mulheres não funciona 24 horas e está fechada justamente quando as mulheres mais precisam”, destacou Vanessa Sátiro, coordenadora do Movimento em Alagoas.

O evento contou com o apoio da Associação Cultural Sorridente, que fica no conjunto, e tem como líder o morador Laércio Gomes. As atividades culturais como a apresentação da banda Afrodendê e da Capoeira Alagoarte foram promovidas pela Associação. “Queremos intensificar essa parceria com o Movimento Olga Benario e o Escritório de Mulheres para realizar outras atividades. Nossa comunidade precisa muito desse apoio e de fortalecer a organização de mulheres e de toda a comunidade”, declarou Laércio.

 

Lenilda Luna – redação Alagoas

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes