UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

O que significa a votação para enquadrar a LGBTfobia como crime?

Senado mascara combate à LGBTfobia


BRASIL – Um dia antes da votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI ou ADIN), que visa equiparar homofobia e transfobia ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o texto do projeto de lei que pretende alterar a lei 7.716/89 (Lei Antirracismo), para que esta englobe também o crime de homofobia. Mas na prática, o que muda para a população LGBT se projeto de lei for aprovado ou se o julgamento do STF for concluído?

Primeiro é importante saber que o Brasil adota a teoria da separação de poderes e, dessa maneira, cada um dos três poderes tem competências previamente determinadas na Constituição, ou seja, o Legislativo é o responsável pela criação, revogação e alterações das leis que regem o país, enquanto que o Poder Judiciário é responsável por julgar as demandas que surgem na sociedade. Então, por que o STF está atuando nesse caso com uma função do poder legislativo?

O controle de constitucionalidade é o instrumento usado para verificar se as leis e atos normativos são compatíveis com a Constituição, que é a criadora da ordem jurídica e lei máxima do País. Uma das ações desse controle de constitucionalidade é a Ação Direta de Constitucionalidade (ADI ou ADIN), que pode ser proposta por determinados órgãos e entidades que detêm legitimidade prevista por lei, podendo ter a finalidade de declarar que determinada lei é inconstitucional, que a omissão da criação de uma lei causa uma inconstitucionalidade no sistema ou quando um princípio sensível da constituição for violado.

Dessa maneira, foi ajuizada a ADIN por omissão alegando que o Congresso é omisso e se recusa a votar projetos nesse sentido. A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), por sua vez, ingressou com um mandado de injunção – um dos remédios constitucionais que garante o exercício de direitos – alegando que essa omissão impedia o exercício da cidadania pela população LGBT. Apesar da segunda ação não ser cabível no caso em questão, o STF julga as duas ações em conjunto.

Assim, o Legislativo acuado com o andamento positivo da ADIN, decidiu votar na CCJ o projeto de lei que criminaliza a homofobia determinando que seja proibida a restrição de “manifestação razoável de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público”, ficando “ressalvados os templos religiosos”. Desta forma, o Legislativo deixa uma interpretação ambígua do texto ao não determinar o que seria uma “manifestação razoável”, além de deixar as Igrejas claramente livres para infringirem os direitos fundamentais da comunidade LGBT.

Além disso, nem no projeto de lei e nem no julgamento do STF se fala em adicionar agravantes e qualificadores em crimes contra a vida e a incolumidade pessoal, o que evidencia que a pena nesses casos depende exclusivamente do promotor e do juiz que atuarem no caso, causando muito insegurança jurídica.

Contudo, é evidente que o julgamento do STF, que já atingiu sua maioria mesmo que ainda cinco ministros não tenham votado, é melhor para a comunidade LGBT, pois não inclui restrição a templos ou instituições de qualquer natureza. Porém, como o objetivo da ação julgada pelo STF é somente suprir uma omissão do Congresso, uma vez votada, aprovada e publicada a lei através do Legislativo, a decisão do STF não terá eficácia nenhuma e a eventual lei entrará em vigor, revogando disposições anteriores.

Além disso, é importante frisar que até o momento, nem a votação da ação e nem do projeto de lei que tramita na CCJ foram aprovados e, com isso, não existe ainda dispositivo legal específico para casos de LGBTfobia, a comunidade LGBT segue vulnerável e a impunidade garantida. Em outras palavras, até o momento da publicação dessa matéria, na prática, não há mudança para a comunidade LGBT que segue sendo vítima da violência física, psicológica e dos assassinatos, como revela dados do Atlas da Violência de 2019[1].


[1] De acordo com o Atlas da Violência, no período estudado, 193 LGBTs foram assassinados em função de sua orientação sexual ou identidade de gênero. O número de denúncias cresceu 127% e foram registradas 5.930 notificações de violência contra homossexuais e bissexuais.

Fernanda Rodrigues, estudante de Direito
Jady Oliveira, militante do Movimento de Mulheres Olga Benario.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes