UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Greve vitoriosa na Companhia de Água da Paraíba

Após três dias de uma combativa greve (de 04 a 06 de julho), os servidores da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) obtiveram diversas vitórias. A principal conquista foi a demissão de mais de 500 apadrinhados que recebiam altos salários como “cargos comissionados”, resultando na convocação de mais de 300 novos funcionários, aprovados no último concurso público. Também foi lançado edital de licitação para aquisição, em grande quantidade, de equipamentos de proteção individual e coletiva, e assegurada a instalação de uma comissão permanente para acompanhar o pagamento das horas-extras, que, em muitos casos, não vinham sendo pagas.

A greve foi organizada pelo Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb) e pelo Movimento Luta de Classes (MLC), após mais de dez anos sem que algo parecido acontecesse nesta categoria. O eixo principal das reivindicações era a melhoria imediata das condições de trabalho e a defesa de uma Cagepa 100% pública.

Além disso, a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras derrotou todas as pressões dos chefes setoriais e a torcida contra de alguns, realizando a grande denúncia nos veículos de comunicação da Paraíba sobre os problemas enfrentados pelos funcionários dentro da empresa.

Para Wilton Maia, presidente do Stiupb e membro da Coordenação Nacional do MLC, “estamos todos de parabéns, pois realizamos uma greve histórica, já que nossos inimigos são fortes, e o nosso Sindicato ainda vive um momento de transição, com pouquíssimos recursos e ainda com uma categoria que só agora aprender a lutar, pois não possuía um sindicato de verdade há mais de vinte anos”.

Redação PB

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes