UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Jornalistas de todo o país se reúnem em Natal

Foi realizado em Natal-RN, de 13 a 15 de outubro, o 18º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (Enjac), que apontou a luta pela aprovação das PECs do Diploma como maior prioridade da categoria no momento. Entre as resoluções do evento destacaram-se também a luta pela da democratização da comunicação, por um piso salarial nacional dos jornalistas e a defesa da liberdade de imprensa.

O Encontro aprovou também resoluções que enfatizam as lutas pela qualificação da formação acadêmica com inclusão de disciplinas relativas à assessoria da imprensa nos currículos dos cursos de Jornalismo, o respeito à jornada de trabalho de cinco horas diárias, o envolvimento da categoria no processo de construção da Conferência Nacional do Trabalho Decente.

Um trecho da Carta de Natal, aprovada na plenária final do Encontro, destaca o seguinte:

“Os jornalistas brasileiros – e a sociedade em geral – têm sofrido ataques e tentativas de cerceamento à liberdade de expressão, num movimento organizado pelo patronato da mídia brasileira, que utiliza a bandeira da liberdade de expressão, mas não permite a sua prevalência na maioria dos veículos. (…)

Os jornalistas representados neste Enjac também defendem um novo marco regulatório para a área das comunicações, que venha não apenas atualizar a legislação em vigor, mas, principalmente, garantir a democratização dos meios de comunicação. Isto se dará com a garantia de participação social, de redes abertas e neutras, com a proibição de outorgas para políticos, dentre outros princípios defendidos pela Fenaj e pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).”

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes