UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Morre Carminha, presidente da Associação dos Moradores da Vila Corumbiara

CarminhaNo último dia 27 de dezembro de 2011, o movimento popular de Belo Horizonte perdeu uma de suas grandes combatentes. Maria do Carmo Soares, conhecida por todos como Carminha, faleceu após um infarto fulminante enquanto trabalhava. Natural de Ervália – MG, Carminha tinha 58 anos e era mãe de quatro filhos.

Desde o início da ocupação da Vila Corumbiara, Carminha se destacou como uma das principais lideranças do novo bairro que nascia em março de 1996. Esteve presente em todas as principais e vitoriosas lutas para a consolidação da Vila, seja na conquista das moradias, do asfalto, do transporte escolar, da ligação de água e luz. Participou ativamente da fundação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e sempre participou de suas atividades. Por sua combatividade e dedicação às causas coletivas na Vila Corumbiara, foi eleita, em 29 de maio de 2011, presidente da Associação dos Moradores, substituindo a última presidente, Eliana Silva que morreu em janeiro de 2009 em decorrência de um câncer de mama.

Desde os primeiros momentos, o MLB acompanhou, junto com sua família, os procedimentos de seu velório, homenagens e seu enterro.

Uma de suas últimas conquistas como presidente da Associação foi a implantação de quebra-molas na Rua Warlei Aparecido Martins, uma das vias de acesso a Vila Corumbiara. Além disso, Carminha dispôs sua casa como local para as reuniões das lideranças do MLB, da Associação dos Moradores e ponto de encontro para discussão dos problemas da comunidade e da região do Barreiro.

Centenas de moradores da Vila, representantes dos movimentos, parlamentares e sindicalistas estiveram presentes no seu velório que se realizou na creche da própria Vila. Os integrantes da Associação de Moradores e do MLB vão dar continuidade ao valoroso exemplo de Carminha, lutando pelo direito à moradia, por melhores condições de vida para o povo pobre e pelas mudanças profundas na sociedade, causas pelas quais ela dedicou sua vida.

Na hora do seu enterro, sob muitas lagrimas dos presentes, os moradores gritaram bem alto: Companheira Carminha, presente! Agora e sempre!

MLB – Minas Gerais

Outros Artigos

3 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado por ter sido a melhor amiga, o maior exemplo de conquistas e muito obrigado por ter sido a melhor mãe. Que Deus lhe receba de braços abertos e vc mae descaçe em paz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes