UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 21 de dezembro de 2024

Ocupação Sá Pereira arranca compromisso para moradia em Belém

Outros Artigos

Organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, cerca de 100 famílias, incluindo idosos e crianças, ocuparam na madrugada do dia 6 de maio um prédio do INSS, na cidade de Belém, Pará. A ocupação foi denominada Sá Pereira, em homenagem ao companheiro Carlos Sá Pereira, fundador do Sindpetro Pará, preso político em 1964q964 e militante do PCR, falecido no ano passado.

Durante o domingo, os ocupantes limparam o prédio e receberam visitas e apoio de vários outros movimentos e vizinhos que doaram comida, água e um fogão para ocupação.

Na noite de domingo, os membros da ocupação que se encontravam reunidos em assembleia geral foram surpreendidos pela ação truculenta da Guarda Municipal que invadiram e expulsaram os ocupantes do prédio com gás lacrimogêneo e agredindo crianças e idosos.

Logo após o despejo, as famílias se reuniram em praça pública e decidiram permanecer em luta realizando na manhã do dia 7 de maio, um ato público que teve início no local da ocupação, que estava cercado por uma tropa da Guarda Municipal, e terminou em frente da Prefeitura de Belém. Na ocasião, uma comissão de quatro companheiros foi recebida pelo Chefe de Gabinete do prefeito, o Sr. Oseas Junior e à tarde pelo secretário de Habitação do município, o Sr. Oswaldo Gonzaga. Na audiência, o secretário assumiu compromisso de as famílias num projeto para a construção de 100 casas.

Após a vitoriam Fernanda Lopes, da coordenação do MLB, declarou a A Verdade que o movimento espera que a prefeitura cumpra com o compromisso firmado e que puna os responsáveis pela violência praticada pela Guarda Municipal. “As famílias estão no clima de aumentar ainda mais a influência do MLB nos bairros de Belém e dispostas a lutarem com todas as forças para verem o sonho da casa própria ser realizado.”

Redação – Pará

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes