UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Ocupação Sá Pereira arranca compromisso para moradia em Belém

Organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, cerca de 100 famílias, incluindo idosos e crianças, ocuparam na madrugada do dia 6 de maio um prédio do INSS, na cidade de Belém, Pará. A ocupação foi denominada Sá Pereira, em homenagem ao companheiro Carlos Sá Pereira, fundador do Sindpetro Pará, preso político em 1964q964 e militante do PCR, falecido no ano passado.

Durante o domingo, os ocupantes limparam o prédio e receberam visitas e apoio de vários outros movimentos e vizinhos que doaram comida, água e um fogão para ocupação.

Na noite de domingo, os membros da ocupação que se encontravam reunidos em assembleia geral foram surpreendidos pela ação truculenta da Guarda Municipal que invadiram e expulsaram os ocupantes do prédio com gás lacrimogêneo e agredindo crianças e idosos.

Logo após o despejo, as famílias se reuniram em praça pública e decidiram permanecer em luta realizando na manhã do dia 7 de maio, um ato público que teve início no local da ocupação, que estava cercado por uma tropa da Guarda Municipal, e terminou em frente da Prefeitura de Belém. Na ocasião, uma comissão de quatro companheiros foi recebida pelo Chefe de Gabinete do prefeito, o Sr. Oseas Junior e à tarde pelo secretário de Habitação do município, o Sr. Oswaldo Gonzaga. Na audiência, o secretário assumiu compromisso de as famílias num projeto para a construção de 100 casas.

Após a vitoriam Fernanda Lopes, da coordenação do MLB, declarou a A Verdade que o movimento espera que a prefeitura cumpra com o compromisso firmado e que puna os responsáveis pela violência praticada pela Guarda Municipal. “As famílias estão no clima de aumentar ainda mais a influência do MLB nos bairros de Belém e dispostas a lutarem com todas as forças para verem o sonho da casa própria ser realizado.”

Redação – Pará

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes