UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Universidade paulistana ataca direitos trabalhistas

Leia também

Na  (Unicastelo), situada no bairro de Itaquera, Zona Leste de São Paulo, realizou-se uma greve de professores que denunciou o desrespeito a direitos trabalhistas básicos pela Reitoria e pela mantenedora da instituição. Na época, a universidade alegou que a falta de pagamento ocorreu em razão do bloqueio dos recursos da instituição devido a uma decisão judicial proferida por conta de dívidas tributárias da gestão anterior, que saíra do comando em 2005.

Em março deste ano, a reitoria da universidade demitiu a coordenadora do curso de Pedagogia e mais três professores, e destituiu de forma arbitrária a representação sindical legitimamente eleita, fragilizando e inviabilizando as pautas coletivas. Assim como demitiu  a coordenadora do curso de Serviço Social, cujo colegiado de professores e de alunos esteve à frente da organização da greve. Além das demissões, a instituição ainda começou uma perseguição aos professores e alunos que se opuseram a essas medidas, numa tentativa de impedir o enfrentamento dos trabalhadores e estudantes inconformados com o descaso da universidade.

Agora, no final do primeiro semestre letivo, a coordenação do curso de Serviço Social tem articulado junto à reitoria o desmonte do curso. Em uma carta publicada, professores denunciam que a coordenadora do curso de Serviço Social da Unicastelo, a pedido da Reitoria, está convocando individualmente os professores do colegiado de Serviço Social a responderem e definirem o Plano de Carreira proposto diretamente no projeto pedagógico do curso de Serviço Social de defesa dos direitos sociais historicamente construídos e conquistados pela classe trabalhadora. Segundo os docentes, o plano de carreira proposto representa uma perda real de até 50%, a depender do salário inicial e caso não o assinem.

Tal medida tem como único objetivo aumentar o lucro da instituição mantenedora, através da exploração dos trabalhadores e da precarização do ensino, já deficiente pela falta de investimento na pesquisa e extensão e na bibliografia básica dos cursos. Situação semelhante tem ocorrido em outras universidades privadas inseridas numa lógica mercantil, em que a educação se torna mais uma mercadoria. Assim a universidade não passa de mais uma empresa, que principalmente num momento de crise, diminui gastos, colocando a conta de tudo sobre os trabalhadores, pouco se importando com a qualidade do ensino, tornando-o cada vez mais tecnicista, com o único objetivo de capacitar a mão de obra para o mercado de trabalho.

Por isso, precisamos lutar por ensino superior universal, público e de qualidade para os trabalhadores.

Estudantes da Unicastelo da Zona Leste de São Paulo

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos