UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Servidores se levantam por reposição salarial

 Com os salários congelados há três anos, e uma grande precarização das condições de trabalho do serviço público, cerca de 350 mil funcionários de 26 setores entraram em greve para garantir suas reivindicações, que são principalmente reposição salarial e reestruturação da carreira.

O governo federal vem anunciando na mídia um aumento de 45% para os professores federais, porém a realidade é que essa é uma proposta de reajuste sem ganhos reais para 90% dos professores universitários, parcelado em 3 anos, além disso diz ser impossível negociar reposição salarial dos técnicos-administrativos, pois o país está passando por uma grande crise financeira.

Essa crise que infelizmente só tem resultados negativos para os trabalhadores, pois ano a ano o governo federal vem cortando verba das áreas sociais como saúde e educação e precarizando o serviço público, mas vem mantendo com muita rigidez o pagamento da dívida pública com mais de 45% do orçamento da União, que já foi paga incontáveis vezes aos banqueiros do país.

Não satisfeitos com a proposta do governo, nos dias 16 a 20 de julho foi realizado um acampamento em Brasília, para pressionar o Governo Federal para atender as reivindicações dos grevistas.

Outro setor que vem participando ativamente das mobilizações de greve, são os estudantes, que também aderiram ao movimento e estão acampados em Brasilia não só para apoiar as reivindicações dos servidores públicos federais, mas também para adendar reivindicações a pauta da greve, mais verbas para a Assistência Estudantil e a melhoria imediata da situação estrutural e de cursos de diversas unidades das Universidades, Institutos Federais e CEFET’s.

No dia 18 de julho uma grande manifestação, com mais de 15 mil pessoas vindas de todos os estados do Brasil, marcou o acampamento, mas a combatividade dos Servidores Públicos Federais e estudantes não parou por ai, na madrugada do dia 19 os manifestantes bloquearam a entrada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e condicionaram sua saída a uma reunião com o ministério, que aconteceu com a presença das entidades representativas dos trabalhadores e um representante dos estudantes.

Presentes nessa reunião o Secretário Executivo Adjunto do MPOG, Valter Correia da Silva e o Secretario de Relações do Trabalho, Sergio Mendonça, se comprometeram em nome do Governo Dilma apresentar até o dia 31 de julho uma proposta em relação a pauta geral apresentada.

Está provado, o único caminho para a conquista é a luta. A determinação dos trabalhadores do funcionalismo público federal foi fundamental para arrancar esse compromisso do governo, com o encerramento do acampamento, a greve deve se intensificar em cada estado, para conquistar as reivindicações dos servidores públicos federais.

Ana Gabriela, militante do PCR

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes