UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Justiça decreta prisão de Frei Gilvander

Leia também

Justiça decreta prisão de Frei GilvanderO juiz do município de Unaí, região Noroeste de Minas Gerais, decretou a prisão do padre Carmelita, assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e militante dos direitos humanos, Frei Gilvander. O motivo para a prisão foi a divulgação de um vídeo produzido pelo Frei que denuncia o envenenamento da população da cidade de Unaí e região pelo abuso de agrotóxicos utilizados na marca “Feijão Unaí”.

No vídeo, uma trabalhadora de uma escola municipal de Arinos, cidade vizinha de Unaí, relata que o feijão foi enviado para a merenda escolar e que as cozinheiras não suportaram o mau cheiro e os sinais de veneno contidos no feijão, chegando, inclusive a passar mal. Isso se repetiu várias vezes, chegando ao ponto de até descartarem o feijão no lixo.

A cidade de Unaí é a campeã nacional em casos de câncer. Segundo os dados da Comissão Parlamentar da Câmara Federal, em Unaí há 1260 casos de pessoas com câncer por ano. A média mundial não ultrapassa 400 casos anuais para cada 100.000 habitantes. A cidade também é a campeã nacional em produção de feijão e de uso de agrotóxicos, uma verdadeira ameaça a saúde da população.

A prisão de Frei Gilvander se dará caso não retire de circulação o vídeo que faz essa importante denúncia, um verdadeiro ataque à liberdade de expressão e informação. Os diretores do Google e do Youtube estão respondendo a processo pela veiculação do vídeo.

Frei Gilvander é um grande companheiro da luta do povo pobre e por isso desperta o ódio dos poderosos. Em maio, por seu apoio à luta do povo por moradia e denúncia do despejo da Ocupação Eliana Silva e de outras comunidades sofreu dezenas de ameaças de morte. (Veja na entrevista ao Jornal A Verdade clicando aqui). Mas segue firme na luta contando com cada vez mais apoio das comunidades e das pessoas de luta, justas e honestas.

Veja abaixo o vídeo que motivou o decreto de prisão de Frei Gilvander:

Natália Alves, Belo Horizonte

More articles

13 COMENTÁRIOS

  1. Estamos na luta , defendemos o direito da liberdade de comunicação e de expressão.A sociedade em que ter conhecimento e liberdade para escolher ou descartar os “seus venenos”. Força de Deus, Frei Gilvander.

  2. Força Frei, estamos na luta. O excesso dos agrotóxicos está presente em todo o nosso país. O sistema capitalista contaminou e corrompeu várias pessoas. Abraços, Pe. Elson

  3. Pô, me desculpa isto é sacanagem, estamos em que mundo, o tempo dos coroneis ainda existe, este Juiz só pode estar recebendo dinheiro para fazer uma merda destas…

  4. Eita, mas estes coxinhas nunca perdem uma chance.
    Esta elite branquinha carregada de safados anti-corrupção!

    Se não tem PT, então tá de boa!

    ‪#‎PodemosTirarSeAcharMelhor‬ ‪
    #‎ExplicaMoroPorqueSoPT‬ ‪
    #‎DesaTUCANAMoro‬

  5. Olá Frei! Não desanime, quem coloca-se ao lado dos mais fracos e oprimidos ficam marcados pelos grandes grupos econômicos. O capital é violento.. Continue com fé e esperança. Um abraço fraterno.

  6. Será que o juiz e sócio da empresa que produz o feijão envenenado? Prisão para os que envenenam a população com agrotóxicos. Todo apoio a luta e as denúncias de Frei Gilvander .
    Força Frei, o senhor não está sozinho.

  7. Absurdo! Onde está o Ministério Público Federal? Onde está a OAB para impetrar ação contra esse desajuizado juiz que conta a lei julga em favor do rico e massacra o povo? Esse pagará caro por seus desmandos, pois também se torna assassino.

  8. Abuso de poder deste juizinho. O padre está defendendo os interesses da população e este juiz do agronegócio, nocivo ao povo! Estes cara se acham os donos da justiça! Abusam de seus direitos de forma a agredir inclusive a Constituição do país. O MP deveria tomar providências urgentes contra este cidadão com poder de juiz.

  9. isso e uma vergonha para o pais que quando acha alguém para denunciar o dinheiro fala mais alto que vergonha meu deus ate o vídeo foi removido

  10. Se o juiz fez esta canalhice o Ministério Publico e os direitos humanos estão vendidos só resta a nós que somos radicais as injustiças. MALDITOS COXINHAS. Muita força Frei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos