UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

3ª Conferência pelo Equilíbrio do Mundo em Cuba

Acontecerá em Havana no Palácio das Convenções, a III Conferência “pelo Equilíbrio do Mundo” nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2013, sob o lema martiano” PÁTRIA É HUMANIDADE.

O evento tem a finalidade de reunir homens e mulheres das mais variadas correntes de pensamento, disciplinas, instituições e países interessados na vida e obra do revolucionário cubano José Martí e identificados com a defesa dos supremos interesses da humanidade, ameaçada pelos perigos reais de uma conflagração nuclear por parte dos monopólios imperialista na insana disputa pelo controle dos recursos naturais estratégicos não-renováveis e pela hegemonia do planeta.

Este importantíssimo acontecimento conta com o apoio da UNESCO e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a cultura e outras instituições internacionais.

O evento também celebrará no dia 28 de janeiro de 2013, o 160º aniversário do nascimento do apóstolo da independência de Cuba, José Martí, figura marcante da história americana, com transcendente contribuição no terreno político-social, educacional, poético, literário e cultural.

Entre os eixos temáticos, destacam-se os seguintes:

* Desenvolvimento sustentável, equidade e justiça social: as sendas para consegui-lo.

* A mobilização social e o diálogo para encarar os perigos reais de uma confrontação nuclear.

 * O terrorismo, o narcotráfico, a pobreza e a violência: males incuráveis?

* A Crise econômica mundial: causas reais, efeitos e soluções.

* Papel da educação nas circunstâncias do mundo atual.

* A arte e a literatura: um papel social?

* A juventude como setor dinâmico da sociedade: necessidade de diálogo de gerações.

* A América Latina e o Caribe: rumo à integração almejada pelos fundadores.

* José Martí e seu acervo latino-americano e universal.

O trabalho da Conferência será realizado em comissões e em plenário e conterá a realização de um Fórum Juvenil, um simpósio UNESCO – “por uma cultura da natureza”, um Workshop sobre próceres e Pensadores de Nossa América; uma Mesa Redonda EM DEFESA DA UMANIDADE e um colóquio de especialistas sobre Bioética e Desenvolvimento.

Os idiomas de trabalho serão o espanhol e o inglês.

Informações: inscrição, apresentação de trabalhos, certificado, etc.: consultar a página Web: HTTP://www.poeequilibriodelmundocuba.com

O mundo se mobiliza pela libertação dos 5 cubanos presos nos EUA

Vários estados preparam delegações de professores, pró-reitores e estudantes para participar da III Conferência “Pelo Equilíbrio do Mundo”. Pernambuco trouxe o conselheiro político da Embaixada de Cuba, Rafael Hidalgo, para uma palestra sobre o temário da Conferência. Rafael informou que cresce a criação e mobilização dos Comitês pela libertação dos 05 heróis cubanos presos injustamente nos EUA em todos os continentes e em quase todos os países do mundo.

A palestra aconteceu no dia 14 de novembro em Recife, na sede da Associação do Ministério Público de Pernambuco, com assento na mesa do Centro Cultural Manoel Lisboa, Associação dos Juízes Trabalhista, Juízes para a Democracia, Pró-Reitorias de Extensão da UFPE, UFRPE e UPE e intensa participação de estudantes e professores universitários vinculados às Cátedras José Marté-UFPE e  Simón Bolívar, Sandino e Abreu e Lima-UPE.

 Edival Cajá, presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes