UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Construção Coletiva vence eleição do DCE Unicap

O Movimento Estudantil dá mais um passo à frente em Pernambuco após a eleição realizada nos dias 25 e 26 de outubro para o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Pernambuco (DCE-UNICAP).

A UNICAP, tradicional Universidade de Pernambuco particular, está entre as mais caras instituições de ensino do estado. Devido aos altos custos das mensalidades e as abusivas taxas cobradas na graduação e a escassez de bolsas, tem um elevado índice de evasão. Com essa realidade, os estudantes precisavam de um DCE de luta e atuante, porém, não era isso que acontecia. As últimas gestões foram inoperantes, aceitavam o aumento das mensalidades e abandonaram a sede do DCE.

O movimento Grito Estudantil surgiu justamente para fazer diferente, realizou várias mobilizações na UNICAP e chegou a vencer a última eleição do DCE em 2010, porém, a administração da universidade em conluio com a anterior gestão do DCE fechou as portas da entidade. Essa atitude trouxe um enorme prejuízo para os estudantes.

Após muito diálogo entre os vários grupos existentes na universidade, a eleição para o DCE foi definida. Os prazos da eleição foram prorrogados para que todos pudessem inscrever suas chapas e participar da eleição. Duas chapas foram inscritas: Viração e Construção Coletiva, esta última apoiada pelo Grito Estudantil, Muda, Pra Fazer Diferente e pela UJR. Após a apuração, a Chapa Construção Coletiva 1045 votos e a Viração 343 votos. Venceu a vontade dos estudantes de renovação e de um movimento estudantil sério e de luta.      

Marcus Vinícius, Presidente do DCE-UNICAP.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes