UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ares ABC realiza segundo congresso em Santo André

Com a participação de 100 estudantes, ocorreu no dia 20 de outubro, na Universidade Federal do ABC, em Santo André, São Paulo, o 2º Congresso da Associação Regional dos Estudantes Secundaristas do ABC. O congresso começou com uma homenagem ao revolucionário Che Guevara, assassinado em 7 de outubro de 1967 pela CIA e o exército boliviano.

A mesa de abertura do congresso teve a presença de Gladson Reis, da Ubes, Aline Bailo, da Fenet, Carolina Mendonça, do Movimento de Mulheres Olga Benario, Wanderson Pinheiro, PCR, Tainá Siudá, MLB, e da juventude do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, representada por Wellington.

Um dos momentos de maior emoção do congresso foi quando o filho de Devanir José de Carvalho, militante do MRT assassinado pela ditadura em 1971, denunciou o assassinato de seu pai e as torturas que sua mãe sofreu e declarou ter orgulho de ter o mesmo nome do homem que fez de Cuba um país socialista e de saber que ainda hoje existem jovens que dão continuidade à luta. Todos os da mesa avaliaram de forma unânime o crescimento da Ares ABC, o seu reconhecimento e respeito nas escolas das cidades da região.

O congresso debateu a precariedade da educação no Estado de São Paulo e a política de sucateamento da educação pública do governo do PSDB, a falta de professores e de merenda nas escolas e a necessidade de que todos ali presentes lutassem e organizassem grêmios livres nas escolas do ABC.

À tarde ocorreram debates sobre o livre acesso à universidade e o passe livre no transporte público, além do crescimento do uso do tráfico de drogas nas escolas, a luta da mulher jovem por seus direitos e a questão do emprego para os jovens, pois muitos jovens trabalham de maneira  informal e não conseguem terminar o ensino  médio.

Com muita palavra de ordem e um agradecimento especial aos diretores da última gestão, que foram os primeiros a dar perspectiva de movimento estudantil secundarista na região, foi eleita a nova diretoria da Ares ABC, com  Hellan Pierri como presidente.  Logo em seguida foi dada posse à diretoria de dois grêmios das escolas Ordania, que fica em Santo André, e Colaço, de São Bernardo.

Gabriela Valentim, militante da UJR e ex-presidente  da ARES ABC

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes