UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 3 de dezembro de 2022

Estudantes reorganizam grêmio do IEMG

No dia 16 de outubro, milhares de estudantes comemoraram a refundação do Grêmio Livre Estudantil do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), depois de mais de 15 anos desativado. Em assembleia geral, mais de 1.300 estudantes decidiram reorganizar a entidade. Na assembleia foram aprovadas a comissão eleitoral e a data das eleições, e o grêmio recebeu o nome de “Professor Vinicius José Machado”, em homenagem ao primeiro diretor eleito democraticamente na escola, depois de mais de 16 anos, que morreu este ano, vítima de câncer.

Lamentavelmente, nas duas últimas semanas do processo eleitoral houve uma grande intervenção da Secretaria Estadual de Educação que, de forma autoritária, tentou controlar o processo através no Colegiado da escola, utilizando ilegalmente funcionários, fazendo ameaças e difamando as lideranças. Apesar de tudo isso, a chapa Atitude Coletiva, organizada pelos estudantes em conjunto com a Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande BH (Ames-BH), com mais de 300 estudantes, derrotou essa intervenção.

Mais de 1.000 estudantes participaram da votação. As urnas foram abertas em todos os turnos da escola e a chapa Atitude Coletiva obteve 825 votos contra 270 votos da chapa Fênix (chapa da direção da escola).

“Essas eleições foram um importante marco na construção do movimento estudantilem Belo Horizontee na luta contra a tentativa da Secretaria de Educação de atacar o direito à livre organização dos estudantes”, afirmou Lincoln Emmanuel, diretor da Ames-BH e estudante do Instituto de Educação.

A Ames-BH prepara seu congresso para o fim do mês de novembro e conta com mais um grêmio na sua base de apoio para fortalecer ainda mais a luta dos estudantes de BH.

Bruno Duarte, diretor da Ames-BH e estudante do IEMG

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes