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quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Paralisação no telemarketing: AeC trata trabalhadores com descaso

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Paralisação AeCA empresa de call center AeC, instalada em Belo Horizonte, MG, encerrou seu contrato da central de atendimento 135 da Previdência Social no dia 21 de dezembro, após 2 anos de contrato, ação com a qual demonstrou a total falta de respeito com que trata seus trabalhadores.

A empresa confirmou o fim da operação com aproximadamente 25 dias de antecedência. A partir de então a AeC começou uma série de arbitrariedades. Coagiram os trabalhadores individualmente a assinar uma lista em sala fechada com coordenadores, onde foi informado a mudança para a operação de TV por assinatura SKY. Com isso, a escala de trabalho, que era 6 por 1 com folga aos domingos e em feriados nacionais, mudou para uma escala de 5 por 1 com uma folga no domingo por mês e trabalhando em todos os feriados nacionais. Além disso a lista não tem nenhum valor jurídico, sendo o objetivo da empresa simplesmente forçar os trabalhadores a se submeterem à sua vontade. Como se não bastasse, a AeC teve a coragem de dizer que os trabalhadores que não assinassem a lista estariam cometendo uma “fraude”. Houve ainda ameaças de transferência para operações de telefonia ou demissões (mas só se o operador pedisse conta), agindo com uma total falta de diálogo com os operadores.

Com tudo isso, no dia 21 de dezembro o sindicato da categoria – Sinttel-MG -, junto ao Movimento Luta de Classes (MLC) articularam uma paralisação em protesto a essa total falta de respeito. A paralisação contou com o apoio de 100% dos trabalhadores. Ninguém entrou para trabalhar mesmo com a reclamação dos gerentes da empresa. Por cerca de uma hora todos permaneceram na porta da AeC gritando palavras de ordem e lutando por seus direitos. Com a paralisação foi conquistado um bônus de 300 reais pago em duas vezes e um aumento real de 3% a todos trabalhadores.

Assim ficou clara a necessidade dos trabalhadores se organizarem para conquistarem seus direitos. Apenas com a mobilização e decisão de luta transformaremos nossa realidade, superando todas as dificuldades que um trabalhador do call center conhece muito bem.

Movimento Luta de Classes – MG

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3 COMENTÁRIOS

  1. e o problema na AeC continua pq na operação da SKY tem atendente que nao está tendo as folgas combinadas( 5×1), tem gente trabalhando até 11 dias diretos para ter uma folga…aquilo lá tá uma falta de respeito total, cada dia pior

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