Os governos nacionais serão obrigados a recapitalizar os bancos em dificuldades a par do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES) de acordo com documentos do Eurogrupo em debate no processo de criação da união bancária.
O Conselho Europeu, nos termos de documentos divulgados pelo Wall Street Journal, defende que os bancos com problemas só poderão receber apoio direto no caso de os governos nacionais terem capacidade para cobrir esse apoio ou se as suas eventuais falências tiverem repercussões a nível interno ou em toda a Zona Euro.
Outra condição para que os bancos possam aceder a financiamento para recapitalização será a de terem capitais próprios equivalentes a pelo menos 4,5 por cento dos instrumentos financeiros inscritos nas suas contas.
Os documentos em discussão no Eurogrupo sugerem que no sentido de os governos nacionais assumirem as perdas dos bancos os Estados membros devem “fazer contribuições de capital ou dar garantias equivalentes a uma certa percentagem do Mecanismo de Estabilidade”.
Fonte: BE Internacional