UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Estudantes baianos fundam entidade em Juazeiro

DSC01222Os estudantes de Juazeiro, na Bahia, fundaram, no último dia 10 de maio, a União Municipal dos Estudantes  Secundaristas (Umes), reunindo no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães mais de 100 pessoas, entre as quais estudantes do Centro Territorial de Educação  Profissional (Cetep), única escola técnica da cidade.

O encontro contou com representantes de várias entidades, representadas por Luan Fonseca, presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Agronômica da Univasf, Tomas Mateus, diretor da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet) e Sammara Oliveira, presidente de União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (Uesp).

O debate inicial abordou a expansão do ensino técnico brasileiro, quando os estudantes puderam avaliar as dificuldades encontradas, a exemplo da atual situação do Cetep, que sofre com a falta de investimentos por parte do governo estadual baiano.

Em seguida, ocorreu uma rica discussão sobre o movimento estudantil e seu papel, e, como resultado desse debate, os estudantes vindos do Colégio Estadual Ruy Barbosa, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Escola Pedro Raimundo Moreira Rego, decidiram pela fundação da Umes de Juazeiro.

É hora de consolidar essa reorganização do movimento estudantil em Juazeiro, convocando os estudantes para lutar por uma educação pública de qualidade. Para Leonildo Santos, presidente eleito no encontro, “agora os estudantes podem contar com uma entidade de luta e combativa. Esta será a Umes, em defesa de uma educação pública de qualidade”.

Cloves Nascimento, UJR

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes