UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

A Verdade promove debate sobre mobilizações populares na Turquia

Outros Artigos

A Verdade promove debate sobre mobilizações populares na Turquia O jornal A Verdade realizou no último dia 24 de julho, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal, o debate “Brasil e Turquia: uma revolta popular”, que contou com a participação de Nuray Sancar, do Partido do Trabalho da Turquia (EMEP), e Elif Görgü, jornalista do diário Evrensel. Também participaram Emanuel Cancella, do SindiPetro-RJ, Rodrigo Otávio, do coletivo Comunicadores Populares, e Esteban Crescente, da UJR. Na coordenação do debate estava Heron Barroso, representando o jornal A Verdade.

O evento, que contou com expressiva presença de estudantes, sindicalistas e militantes dos movimentos sociais, aconteceu num clima de otimismo em relação às mobilizações que tomam conta do Rio, do Brasil e do mundo, e reflete a vontade do povo de discutir os problemas da sociedade.

Em sua fala, Nuray Sancar destacou a grande participação dos jovens nos protestos turcos, apesar do silêncio e das manipulações dos grandes meios de comunicação ligados ao governo. “A população turca tem percebido de que lado estão os grandes jornais e redes de televisão; isso tem fortalecido o sentimento de que é preciso construir alternativas de comunicação que estejam ao lado do povo que luta”, disse.

Já Esteban Crescente destacou a semelhança entre os protestos nos dois países, especialmente no que diz resepito à violência policial. Para ele, “a repressão tem sido um fator a mais que leva ao crescimento das manifestações”.

Outros temas, como a luta contra os leilões do petróleo e pela democratização da mídia também foram abordados, mostrando que muita luta ainda temos pela frente. A impressão com que todos saíram do debate é de que a vitória da luta hoje travada pelos trabalhadores e a juventude em vários países depende, entre outras coisas, da colaboração e da solidariedade internacional entre os povos.

Gabriela Gonçalves, Rio de Janeiro

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes