UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

A Verdade promove debate sobre mobilizações populares na Turquia

A Verdade promove debate sobre mobilizações populares na Turquia O jornal A Verdade realizou no último dia 24 de julho, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal, o debate “Brasil e Turquia: uma revolta popular”, que contou com a participação de Nuray Sancar, do Partido do Trabalho da Turquia (EMEP), e Elif Görgü, jornalista do diário Evrensel. Também participaram Emanuel Cancella, do SindiPetro-RJ, Rodrigo Otávio, do coletivo Comunicadores Populares, e Esteban Crescente, da UJR. Na coordenação do debate estava Heron Barroso, representando o jornal A Verdade.

O evento, que contou com expressiva presença de estudantes, sindicalistas e militantes dos movimentos sociais, aconteceu num clima de otimismo em relação às mobilizações que tomam conta do Rio, do Brasil e do mundo, e reflete a vontade do povo de discutir os problemas da sociedade.

Em sua fala, Nuray Sancar destacou a grande participação dos jovens nos protestos turcos, apesar do silêncio e das manipulações dos grandes meios de comunicação ligados ao governo. “A população turca tem percebido de que lado estão os grandes jornais e redes de televisão; isso tem fortalecido o sentimento de que é preciso construir alternativas de comunicação que estejam ao lado do povo que luta”, disse.

Já Esteban Crescente destacou a semelhança entre os protestos nos dois países, especialmente no que diz resepito à violência policial. Para ele, “a repressão tem sido um fator a mais que leva ao crescimento das manifestações”.

Outros temas, como a luta contra os leilões do petróleo e pela democratização da mídia também foram abordados, mostrando que muita luta ainda temos pela frente. A impressão com que todos saíram do debate é de que a vitória da luta hoje travada pelos trabalhadores e a juventude em vários países depende, entre outras coisas, da colaboração e da solidariedade internacional entre os povos.

Gabriela Gonçalves, Rio de Janeiro

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes