UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Encontro Sudeste do MLB: Queremos um outro modelo de cidade

Encontro Sudeste do MLB: Queremos um outro modelo de cidadeCom o tema “Pelo direito à cidade”, mais de 100 lideranças de ocupações e núcleos de moradia de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais se reuniram no 1º Encontro Sudeste do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), nos dias 17 e 18 de agosto. O encontro aconteceu no CEFET-MG, em Belo Horizonte, e teve como objetivo aprofundar o debate sobre a reforma urbana, além de discutir e elaborar as bandeiras de luta do MLB para o próximo período.

Já na mesa de abertura, ficou clara a importância da unidade na luta pela reforma urbana. Estiveram presentes na abertura o deputado federal Nilmário Miranda (PT), coordenador da frente parlamentar pela Reforma Urbana; Eduardo Cardoso, representante da Central de Movimentos Populares (CMP); Fernando Alves, do Partido Comunista Revolucionário (PCR); Reginaldo Silva, assessor do mandato do deputado federal Padre João (PT); Eulália Alvarenga, do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida; Chiquinho Maciel, da direção do Partido dos Trabalhadores (PT); Marcos Landa, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM); Bruno Cardoso, representando o gabinete do vereador de Belo Horizonte Adriano Ventura (PT); Joviano Mayer, das Brigadas Populares; Poliana Souza, do MLB-MG; Gonzaguinha, do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro-MG); Mariana Ferreira, presidente do Grêmio do CEFET-MG e diretora da AMES-BH; Guilherme Abjaudi, da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB); Isaac, representante da Congregação dos Agostinianos da Igreja Católica; Alda Lúcia, presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro MG); Maria da Consolação, da direção do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL); Paulo Henrique, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Cláudia, representando o cineasta Anderson Lima (“A Rua é Pública”).

“Direitos Humanos: o crescimento da repressão aos movimentos de moradia” foi o tema da primeira mesa do encontro e contou com a exposição da Dra. Ana Cláudia Alexandre, defensora pública de direitos humanos de Minas Gerais, Élcio Pacheco, advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Ocupação Eliana Silva, e Joviano Mayer, das Brigadas Populares.

A tarde foi dedicada às discussões e críticas sobre o programa Minha Casa, Minha Vida com a mesa: “Minha Casa, Minha Vida: Avanços e Desafios” que contou com o representante da Caixa Econômica Federal, Sotter José Gouveia, a professora da Faculdade de Arquitetura da UFMG, Denise Morado, e Marcelo Edmundo, da coordenação da Central de Movimentos Populares (CMP).

No segundo dia, os participantes se dividiram em cinco grupos de discussão: alfabetização popular; megaeventos; saneamento, favelização e arquitetura popular; mulheres e mobilidade urbana. Cada grupo contou com palestrantes para introduzir a discussão e os debates rolaram por toda a manhã. Propostas de cada grupo se somaram ao plano de atuação do MLB.

“Nós, participantes do 1º Encontro Sudeste do MLB pelo Direito à Cidade, reafirmamos nosso compromisso de desenvolver a luta por uma reforma urbana que vá além do capitalismo, bem como a nossa decisão de fortalecer a luta pela construção de uma sociedade socialista em nosso país.”, essa é a convocação da resolução final do Encontro Sudeste do MLB. A resolução e o plano de atuação foram aprovados na plenária final com forte aclamação de todos os participantes. O encontro encerrou com a comemoração de um ano da Ocupação Eliana Silva, com um almoço e visita na comunidade.

Natália Alves, Belo Horizonte

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes