Cerca de 250 militantes do MST bloquearam, a partir das 5 horas da manhã do dia 10 a BR-406, no trecho que liga Natal a Ceará-Mirim.
Entre as reivindicações estava o cancelamento da reintegração de posse do acampamento João Pedro Teixeira localizado as margens da rodovia que liga os municípios de Taipu e Pureza.
Além disso, cobrava maior agilidade do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no processo de vistoria e desapropriação em propriedades improdutivas como o complexo da usina açucareira em Ceará Mirim, as fazendas Terra Nova em Ielmo Marinho, Livramento em Taipu , Pegado em Santa Maria e a conclusão dos processos em que as propriedades já foram vistoriadas.
Segundo o MST a reintegração de posse não tem cabimento, pois o assentamento respeita os limites da rodovia sem invadir a propriedade canavieira. A questão é que o dono da fazenda levantou uma cerca além dos limites para dizer que foi invadido.
Após várias horas a manifestação foi vitoriosa. Com a chegada de representantes do INCRA o MST chegou a um acordo e liberou a via.
Fica claro mais uma vez que a justiça está ao lado dos ricos e do latifúndio e que tudo fará para defender os exploradores. Mas fica claro também que somente através da luta poderemos vencer.
Redação RN