UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Estudantes protestam em Paris contra deportação

Estudantes protestam em Paris contra deportaçãoNão é de agora que temos visto uma crescente fascistização da política com imigrantes dos governos de países Europeus. Partidos de extrema direita tem desenvolvido um discurso xenofóbico que tem como objetivo hostilizar, tal qual o nazismo, os imigrantes que saíram de seus países que, por sinal, são espoliados pelos governos imperialistas, entre eles o da França.

Mais uma vez a juventude francesa ocupa as ruas do país. Agora lutam contra esta política xenofóbica que tem expulsado estudantes e suas famílias e tratando-os de forma desumana, como no caso da estudante Leonarda Dibrani, de origem cigana, que foi presa pela polícia durante uma excursão escolar e deportada para o Kosovo.

Em resposta milhares de estudantes franceses tem realizado manifestações contra a expulsão da aluna. Além de Leonarda, os manifestantes protestavam contra a deportação de Khatchik Kachatryan, de 19 anos. Aluna da escola Camille-Jenatzy, em Paris, ela foi enviada para a Armênia.

Os protestos contra a deportação se espalharam pela França. Os manifestantes pedem a renúncia de ministro do Interior, Manuel Valls, que vem perseguindo os imigrantes.
Em Paris, as manifestações aconteceram na Praça da Bastilha, tradicional ponto de encontro da esquerda. Houve confronto com a polícia, que utilizou gás lacrimogêneo. Mais de 40 colégios de ensino médio tiveram a entrada bloqueada. De acordo com os organizadores das manifestações o número de participantes foi calculado em ao menos 12 mil estudantes.

Apesar da repressão as manifestações têm crescido e o apoio popular também. O próprio governo tem recuado em suas declarações, reconhecendo excessos e se dividido em relação ao fato.

Mais uma vez a juventude francesa se rebela e luta contra as injustiças e por seus direitos.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes