UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Um reino chamado Muquém

muquemO espetáculo de dança afro “Remanescentes: Um reino chamado Muquém”, aprovado no edital Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012 na categoria circulação e que tem como fonte de pesquisa a comunidade quilombola Muquém.

Descendentes de reis, dos guerreiros e guerreiras que lutaram, resistiram e instituíram o maior símbolo de organização política desse país: o Quilombo dos Palmares. Nesse contexto, o espetáculo mistura ficção e realidade, criando uma nova e possível versão para a existência de Dandara e de tantas outras mulheres do Quilombo dos Palmares que se refugiaram em Muquém, onde viveram por muito tempo no anonimato, instituindo, assim, um reino sem rainha.

É nesse enredo lúdico, cheio de lendas, crenças e mistérios que a montagem se inspira e concebe um espetáculo cuja proposta é despertar no público o interesse em se questionar: O que, de fato, seria uma ficção ou realidade? Quem são nossos antepassados? A que lugar eu pertenço? Por que Muquém existe e seu povo ainda vive?

O espetáculo de dança Muquém é uma prova viva da força e profundidade da nossa cultura popular.

Redação Alagoas

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes